• BICAMPEÃO DA LIBERTADORES
  • HEPTACAMPEÃO BRASILEIRO

Apostando na rotatividade do elenco, Flamengo encontra ‘chave’ para maratona de jogos em maio

O Flamengo iniciou na partida deste sábado (01), contra o Volta Redonda, no jogo de ida pelas semifinais do Carioca, uma maratona que pode chegar a nove jogos no mês de maio. Os duelos envolvem três competições: Carioca, Libertadores e Brasileirão. A maneira encontrada pelo técnico Rogério Ceni para evitar um grande desgaste do elenco, é alternar jogadores nas escalações.

Pelo Campeonato Carioca, o treinador tem optado por uma equipe alternativa. Dos onze iniciais, somente três enfrentaram o Unión La Calera pela Libertadores: Diego Alves, Willian Arão e Everton Ribeiro. O restante do time foi de jogadores considerados reservas ou que vem atuando pouco.

A estratégia vem se mostrando acertada, já que os jogadores vem ganhando minutagem e outros recuperando a confiança, após boas atuações como nos casos de Michael e Vitinho. Na coletiva após o duelo deste sábado, Ceni falou sobre a maratona de jogos e a rotatividade do elenco.

Em determinados momentos vamos fazer trocas, alterações de um jogo para outro. Vamos jogar com uma equipe mesclada, e vamos conseguir bons resultados. É importante para jogadores como Michael e Vitinho. Michael fez duas jogadas com assistência para gol. Observamos jovens como Hugo Moura, que entrou hoje, o João Gomes fez boa partida. Matheuzinho e Renê vêm jogando mais. Isso serve para que eles tenham ritmo de jogo e, para no momento em que precisarmos, eles estejam prontos para fazer bons jogos como fizeram hoje.

Serão quatro jogos pela Libertadores, um pelo Carioca e outro pelo Brasileirão, a partida de estreia na competição, contra o Palmeiras. Confirmando a classificação para a final do Estadual, no próximo sábado (08), no segundo duelo das semifinais contra o Volta Redonda, serão mais dois duelos regionais contra Fluminense ou Portuguesa, que disputam a outra vaga para a decisão.

CONFIRA O CALENDÁRIO DE JOGOS:

04/05 – LDU x Flamengo – 3ª rodada da Libertadores
08/05 – Flamengo x Volta Redonda – Semifinal do Carioca
11/05 – Unión La Calera x Flamengo – 4ª rodada da Libertadores
15/05 – Final do Carioca*
19/05 – Flamengo x LDU – 5ª rodada da Libertadores
22/05 – Final do Carioca*
27/05 – Flamengo x Vélez Sarsfield – 6ª rodada da Libertadores
30/05 – Flamengo x Palmeiras – 1ª rodada do Brasileirão

* Em caso de classificação para final do Campeonato Carioca.

Publicado em colunadofla.com.