Árbitro colombiano apita partida entre Flamengo e Estudiantes na Libertadores; juiz foi responsável pelo jogo do primeiro gol de Vini Jr

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou, na noite desta sexta-feira (12), a equipe de arbitragem responsável pelo confronto entre Flamengo e Estudiantes (ARG), que ocorrerá na quinta-feira (18) no Maracanã. O embate, válido pelas quartas de final da Copa Libertadores da América, será dirigido por Andrés Rojas, oriundo da Colômbia. Nos três jogos em que o ‘árbitro’ esteve presente no Rio de Janeiro, o Mais Querido obteve 100% de aproveitamento. Uma curiosidade a se destacar é que o referido profissional foi o árbitro do primeiro gol de Vini Jr com o Manto sagrado.

Em 2025, o Flamengo venceu a LDU (EQU) por 2 a 0 na Libertadores. Em 2023, o time triunfou sobre o Aucas (EQU) com um placar de 4 a 0. Em 2021, o resultado entre La Calera (CHI) e Flamengo foi de 2 a 2 na Libertadores, enquanto em 2017, o Flamengo goleou o Palestino (CHI) por 5 a 0 na Copa Sul-Americana.

Um dos jogos mencionados ocorreu ainda em 2025, na fase de grupos da Libertadores, onde Andrés Rojas apitou a partida entre Flamengo e LDU, que terminou 2 a 0 a favor do Flamengo, na penúltima rodada da fase de grupos. Naquela oportunidade, a equipe de Filipe Luís marcou com Léo Ortiz e Luiz Araújo, no Maracanã.

Além de Andrés Rojas, a Conmebol também revelou o árbitro de vídeo (VAR) para o confronto, que será o colombiano Nicolas Gallo. O vencedor do duelo entre Flamengo e Estudiantes enfrentará o Vélez Sarsfield (ARG) ou Racing (ARG), que contará com a arbitragem da dupla brasileira: Wilton Pereira Sampaio (árbitro principal) e Rodolpho Toski (VAR).

Embora o histórico do Flamengo com Andrés Rojas seja favorável, o colombiano também guarda boas memórias para Vini Jr. Isso porque o juiz esteve presente na partida em que o Mengão venceu o Palestino por 5 a 0, na Copa Sul-Americana de 2017, realizada no Estádio Luso-Brasileiro, conhecido na época como Ilha do Urubu.

Na parte final do segundo tempo, Vini Jr recebeu um passe de Orlando Berrío e balançou as redes adversárias. Em uma recente entrevista nas redes sociais do Real Madrid (ESP), o atacante recordou o confronto contra o Palestino e fez uma brincadeira sobre quem foi o adversário do seu primeiro gol como profissional.

Publicado em colunadofla.com