Árbitro polêmico de Palmeiras e Botafogo apita partida entre Flamengo e Espérance no Mundial de Clubes

A FIFA anunciou, neste sábado (14), o árbitro designado para o confronto entre Flamengo e Espérance de Tunis (TUN), que ocorrerá na próxima segunda-feira (16), no Mundial de Clubes. O árbitro holandês Danny Makkelie, que já atuou em duas partidas da última Copa do Mundo e presenciou recentes insucessos de Palmeiras e Botafogo, será o responsável pela arbitragem do jogo. A partida está marcada para as 22h (horário de Brasília) e será realizada na Filadélfia.

Danny Makkelie teve a responsabilidade de apitar dois jogos durante a Copa do Mundo de 2022: Espanha 1×1 Alemanha e Argentina 2×0 Polônia, ambos na fase de grupos. Ademais, o árbitro holandês esteve à frente de duas eliminações de equipes brasileiras em competições da FIFA. No ano passado, ele apitou o confronto entre Pachuca (MEX) e Botafogo, que terminou com um placar de 3×0, válido pelas quartas de final do Intercontinental; e, em 2021, foi o árbitro do jogo Tigres (MEX) 1×0 Palmeiras, na semifinal do Mundial de Clubes, que acabaria sendo conquistado pelo Bayern (ALE).

Além de Danny Makkelie, a FIFA confirmou que os assistentes de arbitragem serão os também holandeses Hessel Steegstra e Jan De Vries. O quarto árbitro designado é Ning Ma, da China. Contudo, a entidade máxima do futebol mundial ainda não revelou quem será o responsável pelo árbitro de vídeo, conhecido como VAR.

Na temporada 2024/2025, Makkelie dirigiu 44 partidas, sendo cinco delas da Champions League. A maioria dos jogos, evidentemente, ocorreu no Campeonato Holandês, com um total de 27. Curiosamente, o árbitro também atuou em dois jogos no Campeonato Saudita. Durante esse período, foram aplicados 151 cartões amarelos, sete cartões vermelhos e doze pênaltis.

Publicado em colunadofla.com