Árbitros admitem necessidade de diminuir tempo de análise em lances com VAR

​Se antes o VAR era amplamente defendido por dirigentes, técnicos e jogadores do futebol brasileiro, foi só ele começar a ser utilizado no País para gerar polêmica. E, atualmente, até os árbitros se mostram favoráveis a um ajuste no sistema. Em conversa com o ​Uol, eles admitiram que o tempo para a tomada de decisão em alguns lances ainda está demasiadamente longo. Porém, também querem que a análise dos lances aconteça sem pressão dos atletas.

aqui e siga o 90min no Instagram!

Sob anonimato, todos deixaram claro que o País ainda passa por uma adequação à tecnologia e que, independentemente do seu uso, não há nenhuma diferença na aplicação da regra. Só que, por óbvio, eles aceitam a crítica de que não é possível levar até cinco minutos para se chegar a uma conclusão, quando na Europa esse tempo é de menos de 60 segundos. “As críticas em relação à demora são bem aceitas, pois estamos em fase de adaptação, e essa demora pode até fazer parte do processo, pois o VAR analisa os lances em todos os ângulos, em câmera lenta e em velocidade normal. Isso gera demora, pois temos que ser assertivos”, disse um dos juízes. “A demora acaba atrapalhando sem dúvidas. A necessidade de corrigir essa falha é imediata”, acrescentou um outro árbitro.

Segundo um deles, a existência do VAR traz mais segurança a quem comanda uma partida, justamente pelo fato de não se ficar exposto a cometer um erro que gerasse injustiça no placar final de um confronto. Mas, para que tudo saia dentro dos conformes, é preciso também contar com a ajuda dos jogadores. “Só tem uma coisa que me incomoda: é que, durante a avaliação do VAR, os jogadores ficam nos rodeando e nos questionando sobre o lance. Deveríamos ter um espaço ou posição no campo onde nos posicionaríamos e os jogadores seriam ‘proibidos’ de se aproximar a menos de 10 metros de nós, até que o VAR avalie o lance e nos dê uma posição.” No Campeonato Brasileiro que se inicia no próximo final de semana, ​todos os 380 duelos terão o árbitro de vídeo.

Fonte: https://www.90min.com/pt-BR/posts/6349666-arbitros-admitem-necessidade-de-diminuir-tempo-de-analise-em-lances-com-var?utm_source=RSS

Share this content: