• BICAMPEÃO DA LIBERTADORES
  • HEPTACAMPEÃO BRASILEIRO

Arrascaeta cresce como liderança, vira referência interna e deve ser capitão na Libertadores

O Flamengo entra em campo na noite desta quarta-feira (30), em partida que pode garantir a classificação para as oitavas de final da Libertadores. O adversário da vez é o Independiente del Valle, e o Rubro-Negro contará com o retorno de alguns atletas que desfalcaram no jogo contra o Palmeiras. Apesar dos ‘reforços‘, um jogador que seguirá como referência será o meia Giorgian De Arrascaeta. Capitão pela primeira vez durante o empate por 1 a 1 com a equipe paulista, o uruguaio tem se solidificado não só como uma referência técnica, mas também como uma liderança do grupo.

Se com a bola nos pés Arrasca nunca deixou dúvidas, a postura do jogador, por vezes, era uma incógnita. Apesar de estar entre os mais badalados do elenco, o camisa 14 não chega a ser um atleta com postura mais ativa nas broncas, discursos e afins. Porém, no momento em que se viu ‘ilhado’ por conta dos desfalques, Arrascaeta chamou a responsabilidade, acolheu os jovens dentro e fora de campo, se fortalecendo como uma figura de referência no vestiário.

No jogo contra o Del Valle, Arrascaeta deve ter ao seu lado um dos principais companheiros desde que chegou ao Flamengo: Gabigol, recuperado de lesão, está relacionado. Além do camisa 9, outro mais experiente que deve atuar é o chileno Mauricio Isla, que chegou recentemente ao Fla e tem apenas um jogo de Libertadores em sua carreira. Com isso, a tendência é que a braçadeira de capitão e a ‘obrigação’ de conduzir os companheiros sigam com o uruguaio.

Com nove pontos conquistados em quatro rodadas, o Flamengo é vice-líder do Grupo A, empatado em pontos com o próprio Independiente del Valle – a equipe equatoriana leva a melhor no saldo de gols. Com a liderança do grupo em jogo, a bola rola às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, sendo esta a primeira partida que o estádio recebe desde a reforma do gramado.

Publicado em colunadofla.com.