Arrascaeta é o principal alvo das análises antes da semifinal da Copa Intercontinental e volta a dominar o noticiário do Flamengo. O meia uruguaio aparece citado por treinadores adversários e por ídolos do futebol, reforçando seu papel decisivo na temporada e a atenção que o time de Filipe Luís precisa ter para seguir em frente na competição.
Jurcic destaca capacidade de mudança de ritmo
O técnico do Pyramids, Krunoslav Jurcic, admitiu surpresa ao estudar o Flamengo e colocou De Arrascaeta como peça que pode alterar qualquer confronto com um passe. A avaliação do treinador adversário mostra o respeito ao potencial criativo do camisa 10 e revela a preocupação tática na preparação do duelo.
“Para mim, a grande surpresa é o número 10, o uruguaio. Ele pode mudar o jogo com um passe, é um jogador que muda partidas, ele é muito importante. Esses atletas que mudam o ritmo do jogo, nós temos que jogar de maneira compacta. Vamos tentar marcar o Arrascaeta da melhor maneira possível”
Jurcic também explicou que não subestima o elenco rubro-negro e que reuniu informações a partir das últimas partidas do time de Filipe Luís. A estratégia do Pyramids, segundo o croata, passa por anular os momentos de criação do Flamengo e forçar um jogo mais fechado no meio-campo.
“O Flamengo é um time com muita experiência e jogou contra grandes times da Europa e do Brasil. É um time de alta qualidade e muita ambição. Não assisti a muitos jogos, apenas os últimos quatro, mas tenho bastante informação. Eles têm grandes jogadores”
“Nós queremos chegar à final, mas a maior pressão está sobre o Flamengo, e não para o Pyramids. Fizemos um excelente trabalho, mas eu acho que o Flamengo é um dos maiores clubes. Vamos ver quem vai chegar à final. O Pyramids, não tem pressão”
Reconhecimento de Loco Abreu e números que justificam as atenções
Além do treinador adversário, o uruguaio Álvaro ‘Loco’ Abreu também enalteceu o momento de De Arrascaeta, ressaltando o protagonismo do meia no Flamengo. Comentários externos somam-se à própria atuação do jogador como explicação para o destaque que recebe da imprensa e dos rivais.
Os números da temporada ajudam a entender por que Arrascaeta é tratado como referência: 25 gols e 18 assistências em 62 partidas, além de ter marcado os dois gols do Flamengo na vitória sobre o Cruz Azul pela Copa Intercontinental. Essa produtividade coloca o uruguaio como um dos favoritos ao prêmio Rei da América e como peça central nos planos de Filipe Luís.
Com a semifinal se aproximando e a torcida em alerta, o desafio do Flamengo será manter o controle do jogo sem dar espaço para que o camisa 10 encontre linhas de passe. Filipe Luís e sua comissão técnica vêm trabalhando para equilibrar posse de bola, compactação defensiva e liberdade criativa aos jogadores ofensivos.
Na sexta-feira, 12/12/2025, a Nação segue atenta à preparação rubro-negra: mais do que um duelo de equipes, o confronto terá jogo de xadrez tático em que Arrascaeta pode, mais uma vez, tornar-se o diferencial para levar o Flamengo à final e, quem sabe, à decisão contra o PSG.