Jorge Jesus chegou ao Flamengo há pouco mais de um mês com novas ideias e métodos de trabalho, quebrando paradgimas e alterando rotinas tanto dentro de campo, quanto fora dele. O treinador português pode ser caracterizado pelo alto padrão de cobrança aos jogadores e o constante pedido de intensidade, seja em jogos ou em treinos. Em entrevista à rádio uruguaia ‘Sport 890‘, Arrascaeta revelou um pedido do técnico ao elenco, em todas as partidas, como forma de motivar ainda mais os jogadores. O jornalista Martin Charquero reproduziu em sua conta no twitter:
– Jorge Jesus pediu que cada jogador tenha que escolher o melhor do jogo. Se você for três jogos seguidos o melhor, você terá mais um dia de descanso. O ‘Mister’ mudou muito quando estávamos treinando. Estamos em um estágio de transição. Nós aumentamos a intensidade para jogar. Eu vou aprender muitas coisas com ele. -, afirmou o camisa 14 Rubro-Negro.
Arrascaeta entrou em campo, na partida da última quarta-feira (31), diante do Emelec, aos 12 minutos do segundo tempo, substituindo Everton Ribeiro e foi fundamental nas cobranças de pênalti. Se durante o segundo tempo foi discreto e esteve longe de suas melhores apresentações – muito por conta do retorno antecipado de lesão – o uruguaio abriu com categoria a série de penalidades e ajudou a equipe a conquistar a vaga para as quartas de final da Libertadores.