O negócio já estava fechado desde junho, mas só nesta segunda-feira (24) o Arsenal anunciou oficialmente a compra do zagueiro Pablo Marí, com vínculo até 2024. O espanhol chegou ao Flamengo como uma grata surpresa no ano passado e foi fundamental nas conquistas do bi da Libertadores e do hepta brasileiro em 2019. O bom posicionamento e a qualidade nos passes e lançamentos chamaram atenção do Arsenal.
Marí já estava no elenco dos ‘Gunners’ desde janeiro, quando o clube londrino acertou sua contratação por empréstimo com valor fixado no final do contrato, em junho. No total, o negócio rendeu ao Flamengo 16 milhões de euros. De início, foram pagos 5 milhões pela efetivação do empréstimo. Seis meses depois, o clube inglês desembolsou mais 3 milhões. Por fim, o Arsenal pagou mais 8 milhões de euros para contratar Pablo Marí em definitivo.
O zagueiro já era conhecido do técnico do time de Londres, Mikel Arteta. Arteta, assim como o atual treinador do Flamengo, Domènec Torrent, também foi auxiliar de Pep Guardiola no Manchester City. Todos os citados chegaram a trabalhar juntos no time de Manchester. O clube inglês era o detentor do passe do jogador antes de sua chegada ao Mais Querido.
Pablo Marí chegou ao Flamengo em julho de 2019 por cerca de 1 milhão de euros. O defensor disputou 30 jogos e marcou 3 gols com a camisa do clube. O zagueiro também foi selecionado ao lado de Rodrigo Caio, para a seleção do Campeonato Brasileiro. No Arsenal, Marí impressionou em suas duas primeiras partidas pelo clube, mas acabou se machucando em seu terceiro jogo e ficou de fora do restante da temporada.