“Atacante de um toque”? Números apontam baixa efetividade de Dourado em finalizações

FOTO: GAZETA PRESS

Por: Higor Neves

Sem convencer no segundo semestre, parte da fase inconsistente do Flamengo se passa pela posição de centroavante. Com três opções à disposição, o técnico Mauricio Barbieri não definiu, até então, quem é o titular da equipe. Uma das peças que mais recebeu oportunidade é Henrique Dourado, que chegou ao Fla com fama de ‘definidor’, estilo de centroavante que pouco participa, mas costuma ser eficaz nos arremates. Entretanto, o camisa 19 não tem comprovado isso no rubro-negro.

Segundo dados do siteFootstats,o“Ceifador”tem apenas 31,3% de aproveitamento nos arremates a gol. Ou seja, em 68,7% das vezes em que finaliza, o atacante manda a bola pela linha de fundo. Contudo, para diminuir o peso de Dourado – e aumentar a tristeza do torcedor -, o principal concorrente à posição, que tem sido titular nos últimos jogos, é Fernando Uribe, que tem exatamente 30% de acertos. Lincoln, que teve apenas uma oportunidade como titular no ‘pós-Copa’, é o único que acerta mais da metade dos chutes, com 60% de arremates bem sucedidos.

Com uma semana completa para treinar, os três jogadores terão a oportunidade de aprimorar a mira e mostrar para o técnico Mauricio Barbieri quem merece assumir a titularidade. A próxima partida do Flamengo será no domingo (23), contra o Atlético-MG. O clube mineiro é adversário direto no Brasileirão, uma vez que tem 42 pontos e ocupa a sexta posição. O Fla é quarto, com 45 pontos.

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2018/09/atacante-de-um-toque-numeros-apontam-baixa-efetividade-de-dourado-em-finalizacoes/

Share this content: