Garantido na finalíssima da Copa Libertadores, o Flamengo terá pela frente o Palmeiras na decisão continental. No entanto, o Atlético-MG, adversário do Alviverde na semifinal do torneio, promete lutar na justiça pela vaga. Na última quarta-feira (29), o clube mineiro enviou um ofício à Conmebol solicitando a anulação do gol do time paulista no empate por 1 a 1, no Mineirão, no dia 28, que eliminou o Alvinegro.
Na documentação, o Atlético-MG anexou imagens da invasão do campo do atacante Deyverson, que estava na reserva, antes da conclusão da jogada que terminou com Dudu marcando o tento palmeirense. A informação foi divulgada primeiramente pela “Rádio Itatiaia”.
“A teor da regra 3.9 do Laws of the Game 21/22 da International Football Association Board, se, apos a marcação de um gol o arbitro perceber que um jogador substituto da equipe que o marcou se encontrava dentro do campo naquele momento, o arbitro deve invalida-lo e reiniciar o logo com um tiro livre direto, executado do local em que a pessoa extra estava”, escreveu o Atlético-MG para a Conmebol no ofício enviado.
Os mineiros citaram a súmula do árbitro Wilmar Roldán, garantindo que o colombiano viu a invasão de campo de Deyverson antes do reinício do duelo, já que aplicou o cartão amarelo para o atacante do Palmeiras.
“Merece realce que a presença do atleta substituto Deyverson Brum Silva Acosta dentro do campo foi percebida pelo árbitro da partida após a marcação do gol e antes de o jogo ser reiniciado, conforme se extrai da Súmula da Partida. Tanto e assim que o referido atleta foi apenado com cartão amarelo justamente pela invasão ao campo, o que desvela a aplicação incorreta das regras do logo, especialmente aquela prevista no item 3.9 do Laws of the Game 21/22 da International Football Association Board”, justificou o Atlético.
“Nesse sentido, eleva-se que não se está diante de má interpretação dos fatos, mas, em verdade, de erro de direito flagrante e inescusável, que teve como consequência a assinalação de gol notoriamente invalido, o qual deu acesso indevido ao Palmeiras a final da Copa CONMEBOL Libertadores 2021”, acrescentou o clube alvinegro.
Se por um lado, Atlético-MG e Palmeiras travam batalha judicial pela vaga na finalíssima, o Flamengo já está garantido. A decisão está marcada para o dia 27 de novembro, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.