Atlético-PR defende em casa tabu de 44 anos contra o Flamengo em Brasileiros

O duelo entre os rubro-negros Atlético-PR e Flamengo, no domingo, reserva um longo tabu. O Fla nunca venceu o Furacão em jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro realizados na Arena da Baixada, construída em 1999. Em Curitiba, a equipe carioca não derrota o Atlético-PR há 44 anos – são 21 jogos, sete empates e 14 derrotas.

Segundo dados da WSC, a última e única vitória do Flamengo na capital paranaense foi em abril de 1974, no Estádio Belford Duarte, antigo Couto Pereira. Na oportunidade, o Fla venceu por 2 a 1, com gols de Zico e Paulinho.

Pelo Brasileirão, Atlético-PR e Flamengo acumulam 23 jogos disputados em Curitiba – Arena da Baixada (16 vezes), Couto Pereira e Pinheirão (três vezes cada) e Durival Britto e Silva (uma vez). Considerando somente os jogos na Baixada, são 16 jogos, com 11 vitórias do Furacão e cinco empates, sendo 32 gols marcados pelos paranaenses e 11 pelos cariocas.

+ Tabela do Campeonato Brasileiro

A única vitória do Flamengo na Arena da Baixada foi em agosto de 2011, quando bateu o Atlético-PR por 1 a 0, pela Sul-Americana, gol marcado por Ronaldinho Gaúcho. Relembre no vídeo abaixo:

Em 2017, o Atlético-PR e Flamengo ficaram no 1 a 1 (gols de Thiago Heleno e Mancuello), na Baixada, pela terceira rodada do Brasileirão. No segundo turno, pela 22ª rodada, o Fla venceu o duelo por 2 a 0, com gols de Diego e William Arão. Também no ano passado, os Rubro-Negros se encontraram na fase de grupos da Libertadores: o Flamengo venceu na terceira rodada, por 2 a 1, mesmo placar do jogo em Curitiba.

Quebrar o longo tabu não será a única missão do Flamengo em Curitiba. A equipe de Mauricio Barbieri segue na briga pela liderança do Brasileirão. O time tem 37 pontos, um a menos que o líder São Paulo. O Fla vem de vitória sobre o Grêmio, por 1 a 0, que garantiu a equipe da Gávea em uma das semifinais da Copa do Brasil, contra o Corinthians.

Por outro lado, o Furacão busca a reação. O time de Tiago Nunes tem 15 pontos e ocupa a vice-lanterna, com 15 pontos em 17 jogos. Porém, mesmo se vencer o Flamengo o Atlético-PR não deixa a zona de rebaixamento na 19ª rodada – o Santos tem 18 pontos e abre o Z-4.

Atlético-PR x Flamengo (19ª rodada do Campeonato Brasileiro)

  • Local: Arena da Baixada, em Curitiba
  • Data e horário: domingo, 11h (de Brasília)
  • Provável escalação: Santos; Jonathan, Wanderson (Thiago Heleno), Léo Pereira e Renan Lodi; Wellington e Bruno Guimarães; Raphael Veiga, Nikão e Marcinho; Pablo (Bergson)
  • Desfalques: Marcelo Cirino e Paulo André (DM)
  • Pendurados: Lucho, Nikão, Paulo André, Raphael Veiga, Renan Lodi, Wanderson e Wellington
  • Arbitragem: Igor Junio Benevenuto de Oliveira no apito, auxiliado por Felipe Alan Costa de Oliveira e Ricardo Junio de Souza, todos de Minas Gerais
  • Ingressos: clique aqui para conferir
  • Transmissão: Premiere
  • Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 10h.

Mais notícias do esporte paranaense no globoesporte.com/pr

saiba mais

  • Atlético-PR treina de olho no Flamengo e mantém dúvida sobre Thiago Heleno

  • Delegado mostra preocupação com segurança em Atlético-PR x Flamengo

Fonte: https://globoesporte.globo.com/pr/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/atletico-pr-defende-em-casa-tabu-de-44-anos-contra-o-flamengo-em-brasileiros.ghtml

Share this content: