Barbieri avisa: ‘Flamengo sabe jogar de mais de uma maneira’

“O mais importante é frisar que o Flamengo sabe jogar de mais de uma maneira”, destacou o técnico Maurício Barbieri, após a vitória sobre o Grêmio por 1 a 0 que selou a classificação na Copa do Brasil. A frase é a que melhor resume como o rubro-negro chega a sua 13ª semifinal do torneio. Para despachar os gaúchos e espantar de vez a crise que lhe rondava, o time precisou fazer justamente o contrário do que se tornou sua essência sob o comando do treinador.

ANÁLISE: Flamengo altera estilo e sofre antes de garantir vaga

O Flamengo não jogou bem. É importante pontuar. Não se a atuação for comparada com o padrão estabelecido pela própria equipe. Mas, no melhor estilo “copeiro”, fez o necessário para se classificar. Foram dois chutes a gol, numa noite de 270 passes trocados e 39,7% de posse de bola. Os dados são do site Footstats.

Para se ter uma ideia de como o Flamengo foi uma antítese de si mesmo, basta comparar estes números com a média da própria equipe no Brasileiro. Em relação aos passes, a marca é de 462 por jogo. Já a posse de bola é de 53,2% por compromisso, a quarta melhor do campeonato (atrás apenas de Atlético-MG, Grêmio e Atlético-PR).

Maurício Barbieri afirma que a mudança não foi proposital. Segundo ele, a postura da equipe foi fruto de uma perda de foco no ataque, já que os jogadores entraram em campo com a missão de fechar espaços para evitar as penetrações do Grêmio. O gol de Éverton Ribeiro logo aos quatro minutos de jogo só alimentou ainda mais esta preocupação.

– Quando você vai fazer este tipo de análise, tem que ter um certo cuidado. Muitas vezes a estratégia não é só o que a gente fez, mas também o que o adversário impôs. A gente fez um gol cedo, e tínhamos a preocupação de fechar os espaços para que o Grêmio não pudesse explorá-los. No primeiro tempo, focamos muito em fechar esses espaços e esquecemos do ataque. Mas não foi uma estratégia dar a bola ao Grêmio – explicou o técnico, que, ao fim, viu o time ganhar mais uma forma de jogar.

Fonte: https://oglobo.globo.com/esportes/barbieri-avisa-flamengo-sabe-jogar-de-mais-de-uma-maneira-22982905

Share this content: