Jorge Jesus é a bola da vez para a maioria dos clubes médios e grandes da Europa que buscam um treinador para a próxima temporada. Não faltam notícias sobre o interesse no português, que estaria sendo sondado por Benfica, Porto e mais recentemente o Barcelona. Em meio a tudo isso, o Flamengo se mantém tranquilo e o GLOBO explica o porquê.

EUROPA:Contrato de Jesus com Flamengo permite saída? Entenda a situação e veja detalhes

A primeira sondagem a Jesus aconteceu em janeiro e foi do Porto, o único dos gigantes lusitanos que Jorge Jesus ainda não treinou. O presidente Jorge Nunes Pinto da Costa o colocou como prioridade para assumir o clube, mas o trabalho do então treinador Sérgio Conceição evoluiu e o Porto arrancou no Campeonato Português, o que fez o interesse esfriar. No início do ano, o comandante chegou a colocar seu cargo a disposição, mas foi demovido da ideia.

Esta arrancada nos leva a outro ponto nas especulações portuguesas: a queda de rendimento do Benfica e a perda de prestígio do técnico Bruno Lage. No confronto direto pelo título, o comandante acumulou uma sequência de resultados ruins na etapa mais decisiva do campeonato, o que fez ser bastante criticado e, posteriormente, demitido. O título estava nas mãos do Benfica, mas os tropeços o entregaram de bandeja para o Porto.

Não houve uma proposta oficial do Benfica por Jesus, mas, sim, uma sondagem ao estafe. A resposta, porém, foi negativa. O técnico acredita que o momento é de permanecer no Flamengo e a boa relação com o elenco pesou na sua decisão. A diretoria rubro-negra está ciente da aproximação, apesar de não ter sido contactada oficialmente, e segue tranquila e confiante na palavra de Jorge Jesus.

O GLOBO apurou que Jesus tem saudades de sua terra natal e do contato com a família, mas não viu com bons olhos encerrar o ciclo no Flamengo neste momento — o contrato foi renovado até junho de 2021. Principalmente após o elenco rubro-negro pedir pela sua permanência no clube. Mais do que dinheiro ou status, pesou a boa relação que construiu no Ninho do Urubu.

Porém, não está descartada novas sondagens quando a temporada europeia for encerrada. Caso o Benfica queria contratá-lo, terá que pagar uma milionária multa rescisória.

Por fim, Vítor Pinto, chefe de redação do jornal “Record”, de Portugal, afirmou em programa na TV do “Correio da Manhã” que o Barcelona estaria em negociações com Jorge Jesus, técnico do Flamengo. Em meio às especulações, o vice de futebol do clube, Marcos Braz, publicou uma mensagem enigmática nas redes sociais, mas que tranquilizou a torcida:

– Continuo dormindo bem tranquilo. Segue o jogo, e lembrando, final de semana tem jogo — escreveu.

O GLOBO apurou que o estafe de Jorge Jesus se mostrou surpreso com a notícia e afirmou que não há conversa em curso. Ao mesmo tempo, o jornalista Francesc Aguilar, do “Mundo Deportivo”, crava que um dos maiores ídolos do Barcelona assumirá o clube na próxima temporada: Xavi, que atualmente dirige o Al Sadd, do Qatar.