Barreto exalta Jesus e destaca domínio na seleção do Brasileiro: "Flamengo teve o quarteto …

O Redação Sportv desta terça-feira teve como tema inicial a seleção do Campeonato Brasileiro divulgada no Prêmio Brasileirão, evento realizado nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro. Marcelo Barreto e seus convidados, a jornalista do Grupo Globo Gabriela Moreira e o pesquisador da Uerj Irlan Simões, não contestaram a lista, amplamente dominada pelo Flamengo. Só o goleiro Santos e o volante Bruno Guimarães, ambos do Athletico-PR, foram os intrusos. (clique aqui e confira o time)

– O Flamengo teve o quarteto ofensivo e o quarteto defensivo. Só o volante e o goleiro. É quase um 4-1-4-1, onde só um volante e o goleiro são do Athletico-PR – disse Barreto.

Jorge Jesus recebe prêmio das mãos de Zagallo — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Irlan destacou que o dominante Flamengo foi importante pelo legado deixado de que é possível a escalação de jogadores de peso e características semelhantes numa mesma faixa de campo.

– Tem aquela história do não dá para jogar junto. Não, dá para jogar junto sim. Tem que jogar junto. Se estão voando, tem que jogar. Em outra concepção de jogo, os craques estariam um substituindo o outro. Numa disputa desnecessária. No meio, você também tem dois caras que falariam em outro tempo. Colocaram Arrascaeta e Everton Ribeiro, e os dois voaram. Foi um aprendizado bom – afirmou Irlan.

Marcelo Barreto aproveitou o gancho e enumerou uma série de tabus derrubados por Jorge Jesus.

– Um dos paradigmas que o Flamengo do Jorge Jesus quebrou. Uma delas é que o jogador é que tem de se encaixar ao esquema e não o esquema que tem de se adaptar à qualidade do jogador. A outra é que pode continuar atacando depois de fazer 1 a 0. Não tem problema, não. Outra foi a questão de poupar jogador. No Brasil, não se poupa jogador. Poupa o time. A gente já teve caso de o técnico não viajar com o time.

– E o Jesus mostra isso da melhor maneira, ganhando a Libertadores. Se tivesse ganhado muito bem o Brasileiro e tivesse ficado na semifinal da Libertadores, falariam: "Ah, mas também poupou na Libertadores. E correr risco defensivo, que é pecado no futebol brasileiro. Você não pode se expor, primeiro você não pode sofrer gol.

Barreto também exaltou a eleição de Bruno Henrique como o melhor do Campeonato Brasileiro.

– Foi quase tão artilheiro quanto Gabigol, mas fez gols em clássicos, jogos importantes e decidiu partidas em momentos em que estavam difíceis. Foi protagonista de viradas do Flamengo no campeonato – afirmou Barreto, que teve sua opinião endossada por Gabi Moreira e Irlan Simões.

Bruno Henrique no Prêmio Craque do Brasileirão 2019 — Foto: NAYRA HALM/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

– Muito justo. Foi o mais decisivo. Nos jogos mais complicados, ele foi lá e resolveu – disse Irlan, sucinto.

Gabi destacou que chegou a temer que Bruno Henrique e Gabigol não funcionasse juntos, algo desmentido com louvor pelos resultados da dupla e do Flamengo na competição.

– Bruno Henrique é muito "low profile"(discreto), o oposto do Gabigol. É bem mais na dele, não tem uma comemoração tão midiática.No início do campeonato, eu pensava: "Será que vai dar certo um ofuscando o outro, disputando espaço?". E ambos conseguiram conquistar espaços enormes.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/sportv/programas/redacao-sportv/noticia/barreto-exalta-jesus-e-destaca-dominio-na-selecao-do-brasileiro-flamengo-teve-o-quarteto-ofensivo-e-defensivo.ghtml

Share this content: