O futuro de Jorge Jesus segue como o principal assunto nos bastidores do Flamengo às vésperas da final do Campeonato Carioca. Até o treino desta sexta-feira, no Ninho do Urubu, o treinador não havia dado sinais de que permaneceria ou deixaria o clube para aceitar o convite do Benfica. A definição, segundo percepção dos próprios dirigentes rubro-negros, é que o tema será colocado na mesa de forma clara depois da decisão contra o Fluminense, na próxima quarta-feira.

Entre funcionários do Flamengo em contato direto com o Mister, a sensação é que ele permanecerá. Mas todos são unânimes em dizer que não há como cravar nada sobre a decisão final, e que ela ainda não foi tomada a ponto de tranquilizar a todos. Fato é que as razões que são avaliadas pelo treinador não foram divididas com ninguém do Flamengo. Em Portugal. por outro lado, a percepção do mercado é que ele aceitará o convite, pois o Benfica já abriu mão de outras opções de treinadores. Pessoas próximas a Jesus seguem em cima do muro, sinal de que depende dele.

Jesus já sabe, inclusive, que o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, candidato a reeleição no pleito de dezembro, o quer como comandante principal do futebol do clube por todo seu próximo mandato, caso vença. E para isso já apresentou um projeto de longo prazo, com uma oferta de oito milhões de euros por temporada, o dobro do que o treinador recebe no Flamengo. Esses são os pontos a favor de uma saída e sobre os quais Jesus e seu estafe estão debruçados nos últimos dias. A chance de uma reeleição de Vieira no Benfica é grande, vale ressaltar.

A diretoria do Flamengo, por sua vez, se apega ao compromisso estabelecido com jogadores e dirigentes após a renovação do contrato até junho de 2021. Com a definição do calendário pela CBF e Conmebol, ficou claro, no entanto, que Jesus só terá mais um Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores pela frente até janeiro do ano que vem. O Flamengo já dá como certa a não realização do Mundial de Clubes deste ano. O objetivo principal de Jesus era voltar a disputar contra uma equipe européia.