Boselli, do Corinthians, é mais eficiente do que Gabigol, do Flamengo, no Brasileirão; entenda

Boselli tem feito muito com pouco no Corinthians

Pode parecer absurdo, mas acredite: Mauro Boselli e Vagner Love, do Corinthians, têm sido mais eficientes no Campeonato Brasileiro de 2019 do que Gabriel e Bruno Henrique, respectivamente, que marcaram juntos 39 gols pelo Flamengo na competição. É o que diz a estatística de gols por finalizações do Espião Estatístico.

Vagner Love e, principalmente, Boselli, têm feito muito com pouco. O argentino, principalmente, lidera o ranking da eficiência dos atacantes nesse quesito. Precisa de 4,16 finalizações para cada gol marcado. Gabigol faz um gol a cada 4,28 finalizações. Enquanto Vagner Love (4,8) precisa de menos chances do que Bruno Henrique (5,22), segundo maior goleador do campeonato.

Para Casagrande, ex-atacante do Corinthians e comentarista, os números frios distorcem a realidade do que se vê em campo.

– Essas análises são frias, você tem de sentar, olhar, prestar atenção… Com a bola rolando, na coisa viva, é absurda essa comparação. Você vê o Corinthians jogar, o ataque do time é muito feio! Os jogadores são bons, mas é muito feio. Aí você vê o Flamengo jogar, muito solto, à vontade, Bruno Henrique faz dois gols, Gabigol artilheiro do campeonato, não dá pra comparar. O Corinthians começou e passou o ano com três centroavantes para fazer gols. Só que o esquema tático não favoreceu esses centroavantes, não favoreceu em nenhum momento desse ano – diz Casão.

+ Leia mais notícias sobre o Corinthians

A diferença básica está no número de finalizações de cada equipe no campeonato. Para fazer gol é preciso chutar, e aí está um grande problema do Corinthians na temporada. O time é o quarto que menos finaliza entre as equipes que disputam o Brasileirão. São 373 finalizações em 32 rodadas, só à frente de Fortaleza (358), CSA (331) e Botafogo (322). O Atlético-MG e o Flamengo, os dois primeiros, somam 503 e 499 finalizações, respectivamente. No ranking de atletas que mais arrematam para o gol, os três atacantes corintianos (Boseli, Love e Gustavo) não figuram nem entre os cem primeiros.

Vagner Love e Boselli em treino do Corinthians — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Não à toa, Boselli (seis), Gustavo e Love (ambos com cinco) somam menos gols do que Gabigol sozinho (21 gols). A seca de gols é novidade para o argentino. Em cinco anos e meio pelo León, do México, ele marcou 130 gols em 221 jogos, média de 0,59 gol por jogo. Neste ano, fez apenas dez em 40 jogos oficiais (média 0,25).

– Sim, eu me sinto estranho. Não estava acostumado – disse Boselli, em entrevista ao Esporte Espetacular.

RANKING DE EFICIÊNCIA DE ATACANTES – GOLS POR FINALIZAÇÕES

JOGADORTIMEFINALIZAÇÕESGOLSFINALIZAÇÕES POR GOL
BOSELLICORINTHIANS2564,16
WELLINGTON PAULISTAFORTALEZA55134,23
GABRIELFLAMENGO90214,28
RICARDO BUENOCSA 3374,71
MARCELO CIRINOATHLETICO-PR4394,77
VAGNER LOVECORINTHIANS 2454,8
EDUARDO SASHASANTOS61125,08
GILBERTOBAHIA62115,63
BRUNO HENRIQUEFLAMENGO92165,75
DIEGO SOUZABOTAFOGO3565,83

O baixo número de gols fez o argentino reclamar da forma como o Corinthians jogava com o então técnico Fabio Carille. Ele reclamou que a bola chegava pouco ao ataque. Além disso, admite que a fase de adaptação também o travou no início.

– Chegar em um país novo, uma cultura nova, nova casa, realmente, os primeiros seis meses foram difíceis. O segundo semestre acho que foi muito melhor, depois da Copa América fui me sentindo cada vez melhor – completou o argentino.

Mauro Boselli, atacante do Corinthians, em entrevista ao Esporte Espetacular — Foto: Ana Canhedo

No Brasileirão, Boselli ainda não conseguiu iniciar quatro partidas seguidas como titular. Neste domingo, contra o Internacional, fará o terceiro consecutivo. E ele reconhece que nesses seis jogos que faltam, a prioridade é outra.

– O importante agora é ganhar. Sou um jogador que sempre pensa no time. Claro que quero fazer os gols, mas se tiver alguém melhor colocado não vou pensar em fazer mais um gol e sim em vencer e chegar à Libertadores. A meta é fazer o melhor para conseguir o objetivo que é conseguir a classificação para a Libertadores – afirmou.

A vaga na Libertadores seria um final honroso para um ano difícil. E um bom recomeço para quem espera pela chegada do técnico Tiago Nunes.

– Acompanhei muito o Athletico-PR pois jogou contra o Boca na Libertadores. Gosto muito da forma do time jogar. Foi um grande trabalho do Tiago e tomara que traga para cá esse estilo. Temos muita expectativa.

O jogo entre Corinthians e Internacional terá transmissão ao vivo do Premiere, para todo o Brasil, com narração de Milton Leite, comentários Ricardinho, e reportagem de Anselmo Caparica. A bola rola a partir das 18h, na Arena Corinthians, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O GloboEsporte.com acompanha em tempo real (clique aqui para ir à página), com vídeos, e transmite ao vivo as entrevistas pós-jogo dos dois times.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/dupla-love-boselli-do-corinthians-e-mais-eficiente-do-que-artilheiros-do-flamengo-entenda-o-motivo.ghtml

Share this content: