Boto critica competição injusta no Brasil e zomba dos apelos por Fair Play Financeiro: ‘Nem sabem o que é isso’

As discussões acerca da implementação do fair play financeiro continuam a ocorrer entre os clubes. O diretor de futebol do Flamengo, José Boto, voltou a ‘cobrar’ da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a efetivação desse sistema no Brasil.

As pessoas comentam bastante sobre o fair play financeiro, mas muitas não compreendem o que realmente significa. O fair play financeiro é algo que todos deveríamos adotar em nossas casas, ou seja, não gastar mais do que temos.

O que ocorre é que os clubes acabam participando de uma competição desleal, pois gastam recursos que não têm e não saldaram as dívidas existentes. Temos casos de jogadores que foram adquiridos há quase dois anos e cujos pagamentos ainda não foram realizados.

A CBF precisa intervir nessa questão. Por exemplo, quando clubes europeus nos devem dinheiro, como no caso do Leixões ou do Estrela Amadora, a FIFA já tomou providências, impedindo-os de inscrever novos jogadores até que a dívida seja quitada. Essa mesma medida deve ser aplicada aqui, pois, do contrário, a concorrência se torna desleal”, afirmou Boto em entrevista ao ‘Uol’.

Além da discussão sobre o fair play financeiro, o Flamengo permanece ativo na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) da CBF, processando judicialmente o Internacional. Isso se deve ao fato de que o time gaúcho contratou Thiago Maia, ex-volante do Flamengo, em 2024, mas ainda não realizou o pagamento devido ao clube carioca.

Na ocasião, Flamengo e Internacional firmaram um acordo no valor de 4 milhões de euros (aproximadamente R$ 25 milhões) a ser pago em dez parcelas pelo volante. Contudo, apesar de Thiago Maia já estar jogando pelo time gaúcho há quase dois anos, o Flamengo ainda não recebeu o pagamento.

O fair play financeiro consiste em um conjunto de normas que visa controlar as finanças dos clubes de futebol. O principal objetivo é garantir que as equipes não gastem mais do que arrecadam, evitando assim problemas financeiros e dívidas.

Desse modo, o Flamengo é favorável a esse modelo, uma vez que tem demonstrado responsabilidade em seus investimentos ao longo dos últimos anos. Por outro lado, clubes como Corinthians, Atlético-MG e Botafogo poderiam enfrentar dificuldades em se adequar ao fair play financeiro.

Enquanto isso, o Flamengo inicia sua preparação para enfrentar o Estudiantes (ARG) nesta quinta-feira (18). A partida está agendada para as 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, válida pela ida das quartas de final da Libertadores.

Publicado em colunadofla.com