Brasileiro do Al-Hilal vê Flamengo em "nível europeu" e cita legado de Jorge Jesus no clube saudita

Possível adversário do Flamengo na semifinal do Mundial de Clubes, o Al-Hilal conta em seu elenco, além de nomes mais conhecidos como Cuéllar e Giovinco, com um brasileiro ídolo da torcida saudita. O meia Carlos Eduardo, com passagem discreta pelo Fluminense há uma década, está no clube desde 2015, foi comandado por Jorge Jesus e espera dificuldade de "nível europeu" caso enfrente o Mister, mas acredita que pode surpreender ao lado de seus companheiros.

Carlos Eduardo, único brasileiro do elenco do Al-Hilal — Foto: Divulgação

O brasileiro de 30 anos adota cautela, já que o Al-Hilal tem pela frente o Espérance, da Tunísia, neste sábado, pelas quartas de final. Mas destaca a força do time, campeão da Liga dos Campeões da Ásia em cima do Urawa Red Diamonds, do Japão.

+ Guia do Mundial de Clubes: destaques e cotações dos times

+ Quiz: teste seu conhecimento geral sobre o torneio

– Acho que tem (chance de surpreender). Claro, precisamos pensar no primeiro jogo, jogo que temos garantido. Depois ir pensando fase a fase caso a gente passe. Mas temos um time muito forte, qualificado. Tomara que a gente consiga de fato passar e mostrar isso nesta competição.

O Al-Hilal foi o último clube dirigido por Jorge Jesus antes de o português fechar com o Flamengo. Com ele no comando, foram 24 partidas, 19 vitórias e apenas uma derrota, entre agosto de 2018 e janeiro deste ano. Carlos Eduardo é só elogios ao legado que o técnico deixou.

– No clube foi muita coisa que ele mudou. Teve parte da nutrição, também prevenção de lesões. Ele trouxe para cá, e até hoje o pessoal tem esse trabalho no clube. Todos viram a importância que isso tinha no futebol.

Brasileiro que joga no Al-Hilal fala sobre possível encontro com o Flamengo de Jorge Jesus

Sobre um possível duelo contra o Flamengo no dia 17, o meia espera algo diferente, já que o elenco do clube saudita conhece bem Jesus. Sobre o nível do atual campeão brasileiro e da Libertadores, ele elogia, mas não dá o favoritismo.

– A equipe do Flamengo eu vejo sim em um nível muito elevado, nível europeu. Só que futebol são 11 contra 11, acredito que vá ser um jogo equilibrado. Eu como jogador não tenho esse pensamento de favoritismo, quando jogo com equipes menores ou maiores. Tenho sempre isso comigo.

Momento goleador

Carlos Eduardo vive ótima fase quando o assunto é bola na rede na temporada. Pela liga saudita, foram oito gols marcados em nove partidas. Na Copa do Rei, ele deixou sua marca nas duas vezes em que entrou em campo. A última delas foi na vitória por 4 a 2 sobre o Al-Jabalain (veja dentro do BMFC #87).

– Eu sou meia de bastante chegada dentro da área, gosto de sempre estar finalizando, marcando gols, tanto que sou o estrangeiro com mais gols na história do Al Hilal – define seu estilo.

BMFC #87: alô, Flamengo! Cavadinha de brasileiro no Al Hilal e Ibra genérico na Arábia

Carreira pré-Al-Hilal

Carlos Eduardo começou no Desportivo Brasil e passou pelo Ituano antes de ser contratado pelo Fluminense em maio de 2009. No Tricolor, fez 11 partidas e um gol, em goleada por 5 a 1 sobre o Sport no primeiro turno do Brasileiro (veja no vídeo abaixo). Na reta final da temporada da recuperação histórica do clube contra o rebaixamento, no entanto, só foi usado durante 20 minutos na semifinal da Copa Sul-Americana, contra o Cerro Porteño.

Gol do Fluminense! Carlos Eduardo recebe de Diogo e bate cruzado, aos 21 do 2º tempo

Sem espaço no clube carioca, o meia jogou pelo Grêmio Barueri em 2010 antes de ir para o futebol português, onde conseguiu seus primeiros anos de destaque. Passou três temporadas no Estoril antes de chegar ao Porto em 2013, enfrentando Jorge Jesus algumas vezes.

Em 2014, Carlos Eduardo chegou ao Nice, da França, onde ficou por apenas uma temporada antes de ir para a Arábia Saudita. Mas lá deu tempo fazer uma atuação histórica: ele foi o primeiro jogador a receber nota 10 nas atuações do "L'Equipe", principal jornal esportivo do país, quando marcou cinco vezes na goleada por 7 a 2 sobre o Guingamp no dia 26 de outubro de 2014.

– Guardo com muito carinho esse dia. Até hoje foram poucos os jogadores a conseguir esse nota 10 do L'Equipe. Neymar foi um deles, se não me engano. Então é um dia muito especial para mim.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/mundial-de-clubes/noticia/brasileiro-do-al-hilal-ve-flamengo-em-nivel-europeu-e-cita-legado-de-jorge-jesus-no-clube-saudita.ghtml

Share this content: