Capacidade, homenagem a ex-goleiro e tragédia em 2013: conheça o palco do duelo entre San José e Flamengo

Por: Marvin Machado e Venê Casagrande

O Flamengo encara, na próxima terça-feira (05), o seu principal compromisso na temporada, pela estreia na Copa Conmebol Libertadores. Fora de casa, a equipe carioca terá a dura missão de sair com uma vitória sobre o San José, da Bolívia, na altitude de 3.735 metros da cidade de Oruro. A partida terá como palco o Estádio Jesús Bermúdez, que reúne algumas características e curiosidades interessantes. Confira algumas delas abaixo.

INAUGURAÇÃO E CAPACIDADE

O estádio foi inaugurado em 7 de julho de 1965 e possui capacidade de 32 mil lugares. Apesar de ser multiuso, é mais utilizado para o futebol, abrigando os jogos do San José.

Capacidade, homenagem a ex-goleiro e tragédia em 2013: conheça o palco do duelo entre San José e Flamengo

NOME DO PALCO EM HOMENAGEM A EX-GOLEIRO

O palco é assim chamado em homenagem ao ex-goleiro Jesús Bermúdez. Foi um dos principais nomes da seleção boliviana, que disputou a Copa do Mundo de 1930, sediada no Uruguai. A Bolívia finalizou a competição na décima segunda colocação dentre os treze participantes.

Capacidade, homenagem a ex-goleiro e tragédia em 2013: conheça o palco do duelo entre San José e Flamengo
Seleção boliviana de 1930. Jesús aparece com o uniforme de letra “R”

COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS

A disputa de terceiro lugar da Copa América de 1997 aconteceu no estádio Jesús Bermúdez, que também sediou algumas partidas da mesma competição em 1975, em que a Bolívia atuava como mandante. À época, o torneio não teve uma sede fixa, sendo disputado em diversas localidades.

TRAGÉDIA NO ESTÁDIO EM 2013

Em 20 de fevereiro de 2013, na partida entre San José e Corinthians, válida pela fase de grupos da Libertadores da América, torcedores corinthianos presentes no Jesús Bermúdez foram acusados de matar o jovem Kevin Beltrán Spada, torcedor de 14 anos da equipe local. Um sinalizador foi disparado pelos torcedores visitantes, atigindo o olho direito do jovem, que faleceu após o ocorrido. Os 12 corinthianos acusados foram presos em Oruro, mas soltos dias depois. O torcedor que assumiu o disparo foi preso posteriormente em briga pós-clássico com o Palmeiras.

A delegação rubro-negra embarcou na tarde do último domingo (03) rumo à cidade de Santa Cruz de La Sierra, onde os jogadores ficarão concentrados. Apesar de o primeiro jogo ser em Oruro, o Fla irá ao local apenas no dia da partida, questão definida em planejamento, para tentar amenizar os efeitos da altitude. San José e Flamengo se enfrentam às 19h15 (horário de Brasília).

Fonte: https://colunadoflamengo.com/2019/03/capacidade-homenagem-a-ex-goleiro-e-tragedia-em-2013-conheca-o-palco-do-duelo-entre-san-jose-e-flamengo/