O Santos aposta todas suas fichas na boa relação de Deco, ex-jogador e ídolo do Barcelona, com o clube catalão para evitar nova punição na FIFA em relação ao ‘caso Gabigol’. O Alvinegro Praiano precisa pagar 3 milhões de euros (R$ 19,2 milhões) aos espanhóis por não ter respeitado a prioridade do Barça por Gabriel Barbosa, hoje atacante do Flamengo.
Na venda de Neymar ao Barcelona, o Santos cedeu a preferência de Gabigol, porém não notificou o clube da Catalunha antes da negociação do jovem com a Inter de Milão, em 2016. O caso segue na FIFA e pode gerar ao Peixe nova proibição para registro de jogadores.
Sem dinheiro em caixa para quitar a dívida, o Alvinegro pediu a ajuda de Deco, hoje empresário no ramo futebolístico. A fim de evitar o banimento no mercado de transferências (transfer ban), o Santos aposta na relação do ex-meia com o presidente Joan Laporta, eleito em março. O mandatário comandou o clube catalão no período em que Deco atuava.