Cauan se emociona com homenagens e sonha chegar à Seleção: "Não vou desistir"

Cauan Emanuel e Francisco Diogo, vítimas do incêndio do Ninho, falam dos momentos da tragédia

A voz baixa contrasta com a grande força psicológica. Desistir do futebol, para ele, é uma hipótese fora de cogitação. Uma semana após o incêndio que causou a morte de 10 meninos das categorias de base do Flamengo, Cauan Emanuel concedeu entrevista ao GloboEsporte.com. O jovem de 14 anos é um dos três que se feriram na tragédia, entre os 16 sobreviventes. O mais importante é que ele está bem.

– Estou bem melhor, me recuperando bem. O Flamengo está me dando todo apoio, minha família, meu empresário também está me dando toda a força. Agora é só fazer dentro de campo, dar felicidade para aqueles moleques, aqueles garotos que estavam ali comigo. Tenho certeza que Papai do Céu sabe o que faz com eles lá em cima.

  • Dyogo chora, mas celebra a vida: "Nunca desisti dos sonhos"

Cauan teve alta hospitalar no início da semana e na noite dessa sexta-feira viajou com a família para Fortaleza. Em recuperação física e psicológica, ele passará um período na terra natal – o Flamengo suspendeu todas as atividades do futebol de base por tempo indeterminado. Mas ele espera que em breve as coisas voltem ao normal.

– Sou um cara que gosta de jogar futebol, e sempre tive o apoio da minha família e do meu empresário. São pessoas que vão estar do meu lado sempre. E foi o que sempre eu falei para eles: nunca vou desistir do futebol. Sempre vou continuar no Flamengo, independentemente de tudo. Pode ter acontecido, mas não vou desistir.

Cauan ao lado da família que o acompanhou no Rio após a tragédia — Foto: Ivan Raupp

Na última quinta, Cauan viveu um dia ao mesmo tempo difícil e especial. Ele esteve no Maracanã e viu de perto as homenagens de Flamengo, Fluminense e das duas torcidas aos amigos que se foram. E depois conheceu Tite.

– Foi bem emocionante para mim, bem triste. Mas feliz também por estar mais um dia, ali, representando meus amigos. Muito triste também, nem sei muito o que falar. Ver aquelas famílias, ali, sem os seus filhos, me emocionei bastante ao ver a imagem dos meus amigos passando no telão, não tendo eles do meu lado.

Do técnico da seleção brasileira, Cauan ganhou um presente: uma pulseira com imagens de Nossa Senhora Aparecida, de quem Tite é devoto.

– Foi uma surpresa. Ele me apoiou, me deu força, me deu uma grande esperança para continuar no futebol e um presente também, que vai estar sempre guardado comigo, nunca vou tirar do meu braço. Agradeço muito a ele por ter me convidado. Ele falou que um dia, se Deus quiser, vou estar na seleção brasileira.

Jovem leva tatuado no braço mensagem de vida e fé — Foto: Guilherme Oliveira

No momento do incêndio, o quarto de Cauan tinha ainda Francisco Dyogo, Jhonata Ventura e Áthila Paixão. Os três primeiros se feriram, mas sobreviveram – o último acabou falecendo. Ele relatou o que lembra da tragédia.

– Eu estava dormindo e escutei os gritos do Dyogo e do Jhonata. Eu pensava que tudo era uma brincadeira, porque a gente brinca toda noite. Na hora que ele abriu a porta, senti o vento quente na minha cara e não dava para sair. Estava bastante quente e não sabia o que fazer na hora. Sentei no chão, não sabia o que fazer. E pensei na janela, nas grades. Consegui quebrá-la.

– O segurança Ferreira me ajudou a tirar, o monitor Vinicius também. A gente conseguiu tirar o Jhonata Ventura, que estava sem força e não estava conseguindo, e depois o Francisco Dyogo, que estava bastante machucado. Eu estava menos machucado. Tentamos ajudar outros também, só que o que estava no meu quarto (Áthila) já estava apagado.

Cauan recebeu o GloboEsporte.com no Rio antes de voltar para Fortaleza — Foto: Ivan Raupp

Cauan também falou sobre as condições do alojamento onde houve o incêndio.

– Era tudo confortável, o quarto, a cama, alimentação… Tudo no conforto para a gente. O Flamengo sempre deu uma boa estrutura para nós.

Forte psicologicamente, Cauan Emanuel trata o incêndio como um renascimento pessoal e acredita que ficou muito mais maduro após o episódio. Ele segue firme em busca dos objetivos.

– Meu sonho é me tornar jogador da seleção brasileira e poder ajudar minha família. É um sonho que sempre tive, jogar com aqueles grandes jogadores, Neymar, Gabriel Jesus, Willian, Coutinho…

Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/cauan-se-emociona-com-homenagens-e-sonha-chegar-a-selecao-nao-vou-desistir.ghtml

Share this content: