CBF estuda implantar limite de inscritos para o Brasileirão a fim de coibir ‘times reservas’

A Confederação Brasileira de Futebol anda bastante incomodada pelo fato dos clubes pouparem jogadores em seu principal produto: o Campeonato Brasileiro. Segundo o jornalista Marcel Rizzo, do Uol Esporte, a entidade brasileira pode fazer uso de um estudo da FIFA, órgão máximo do futebol, para tentar dificultar a utilização de times reservas no Brasileirão.

A principal ideia da CBF é limitar a inscrição de jogadores no campeonato nacional, como é feito nos Estaduais e em torneios eliminatórios — como a Copa do Brasil e a Copa Conmebol Libertadores. Os clubes, no entanto, não gostaram da proposta. Atualmente, qualquer jogador que esteja regularizado no BID (Boletim Informativo Diário) pode ser utilizado, desde que no prazo de inscrição. Se o time tiver 50 jogadores nessa condição, todos podem atuar.

No estudo feito pela FIFA, 72% das associações filiadas à federação internacional têm algum limite de inscrições de atletas para os seus torneios nacionais. Visto como elevado, o número chamou a atenção, tendo em visto que é mais de dois terços dos 211 membros. A oferta deve ser debatida no próximo encontro dos clubes brasileiros com a Confederação Brasileira.



A FIFA, aliás, viu que a limitação no qual as filiadas praticam é, geralmente, de 30 jogadores. A CBF, contudo, enxerga o número como elevado, pois não resolveria muito o problema de escalação de time quase todo reserva, como ocorreu neste último final de semana da Série A.

Na visão da entidade, o ideal seriam 25 inscritos, com um adendo: seria liberado acrescentar quantos atletas quisesse da categoria de base. Caso fosse aceito, as equipes poderiam inscrever vários desportistas com limites de até 21 anos.

Neste Campeonato Brasileiro, o Flamengo poupou alguns titulares na partida contra o Grêmio, pela 17ª rodada da competição. Naquela ocasião, o Rubro-Negro, que estava com um time misto, saiu derrotado por 2 a 0 para a equipe reserva do tricolor gaúcho. O jogo foi disputado em Porto Alegre-RS.

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2018/08/cbf-estuda-implantar-limite-de-inscritos-para-o-brasileirao-a-fim-de-coibir-times-reservas/

Share this content: