CBF garante VAR mesmo em partidas sem TV no Brasileirão

​Por conta de desacertos de ​Palmeiras (TV aberta e pay per view) e ​Athletico-PR (pay per view) com a Globo no que se refere aos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, sete confrontos das nove primeiras rodadas da competição, por enquanto, estão fora da grade de televisão. Só que, mesmo diante deste imbróglio, a CBF confirmou que haverá árbitro de vídeo nessas partidas – CSA x Palmeiras, Chapecoense x Athleitico-PR, Atlético-MG x Palmeiras, Botafogo x Palmeiras, Chapecoense x Palmeiras, Palmeiras x Avaí e Goiás x Athletico-PR.

aqui e siga o 90min no Instagram!

Como o protocolo prevê que as imagens do VAR sejam geradas pela detentora dos direitos de transmissão, a dúvida pairava no ar. Mas Leonardo Gaciba, novo chefe da comissão de arbitragem da entidade que comanda o futebol nacional, fez questão de garantir a presença da tecnologia. “Não tenho dúvida de que tecnicamente será resolvido. Para o árbitro de vídeo (nos jogos sem transmissão) teremos as câmeras. Não sei se para a transmissão, mas para o árbitro de vídeo, sim”, disse ele ao ​blog do Marcel Rizzo.

Sendo assim, a confederação precisará montar a estrutura de câmeras para que o trabalho possa ser realizado normalmente. Um mínimo de oito câmeras é exigido. “Tem alguns jogos do Premiere (pay per view) que a transmissão te dá sete câmeras, por exemplo, então temos que contratar uma oitava câmera. Então nesses jogos que podem não ter transmissão a CBF tem toda uma estrutura, senão não sai o árbitro de vídeo”, completou Gaciba. O custo do VAR para as 380 partidas do Brasileirão chega a R$ 19 milhões, com a CBF bancando R$ 12 milhões e o restante sendo dividido entre os clubes participantes. A empresa contratada para operar o sistema é a Hawk-eye, a mesma da Copa do Mundo da Rússia

Fonte: https://www.90min.com/pt-BR/posts/6348224-cbf-garante-var-mesmo-em-partidas-sem-tv-no-brasileirao?utm_source=RSS

Share this content: