CBF publica áudio do VAR sobre pênalti do Flamengo, mas não menciona lance com Cebolinha

Neste último domingo (27), o Flamengo demonstrou um desempenho superior ao Corinthians, conquistando uma vitória expressiva de 4 a 0, em partida correspondente à sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar da goleada, a torcida adversária manifestou descontentamento em relação ao pênalti assinalado a favor do Mengão, em uma jogada que envolveu Arrascaeta e Igor Coronado. No meio da controvérsia, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o diálogo entre o árbitro Ramon Abatti Abel e a equipe de arbitragem de vídeo.

Ramon Abatti Abel: ‘Para mim é uma disputa de bola.’ VAR: ‘A segunda pisada dele no chão, ele coloca no meio das pernas e tem um calço. Tem que avaliar se o contato tem impacto.’ Ramon Abatti Abel: ‘Contato de jogo. Ele segue, põe a bola no meio das pernas e depois segue o movimento e teve o impacto.’ VAR: ‘Ô Ramon. Você viu que tem um contato de pé com o pé, velho?’ Ramon Abatti Abel: ‘Você quer que eu vá ver?’ VAR: ‘Por que quem encosta na bola é o atacante (referindo-se a Arrascaeta). Tem que avaliar o impacto, entendeu? Porque na hora que o atacante toma o calço ele ainda põe o pé no chão, porém tem esse chute no pé dele.’ Ramon Abatti Abel: ‘Tem. Jogador totalmente imprudente, ele chuta a bola e não acerta. Ele calça o adversário. Ok, o jogador teria condição de seguir e disputar essa bola e prosseguir a jogada. Para mim é um calço imprudente, ok? Vou voltar com o tiro penal (pênalti) sem cartão.’

A jogada entre Arrascaeta e Igor Coronado ocorreu aos 30 minutos do segundo tempo. Após um drible do camisa 10 do Flamengo, o jogador do Corinthians derrubou o uruguaio dentro da área. É importante destacar que, mesmo próximo ao lance, o árbitro inicialmente não marcou o pênalti. Assim, após ser consultado pelo VAR, o juiz reverteu sua decisão, e Pedro converteu o quarto gol do Mais Querido.

Embora tenha marcado a penalidade em Arrascaeta, o árbitro desconsiderou uma falta evidente em Cebolinha minutos antes. Naquela ocasião, aos dez minutos da segunda etapa, o atacante recebeu um passe de Wesley e adentrou a área do Corinthians. O camisa 11 tentou driblar o lateral Matheuzinho, mas acabou sendo derrubado pelo defensor adversário. Mesmo diante das reclamações do elenco rubro-negro, Ramon Abatti Abel não assinalou o pênalti e não foi chamado pelo VAR.

Publicado em colunadofla.com