CBF se preocupa com calendário do futebol com retomada dos estaduais em datas distintas

Em meio à pandemia mundial causada pelo novo coronavírus, e com a curva de casos confirmados e óbitos ainda crescendo no Brasil, algumas regiões começaram a pensar no retorno do futebol estadual. No Rio de Janeiro, as conversas pela retomada do Campeonato Carioca ganharam força nas últimas semanas e caminham para a fase final. Entretanto, a discussão sobre esse tema fez com que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ligasse o sinal de alerta.

Isso porque, segundo informações divulgadas pelo jornal O Globo, a entidade havia aconselhado as federações a concluírem os torneios que lhe cabem. O objetivo seria usar as competições como uma espécie de ‘pré-temporada’ e preparo para os campeonatos nacionais, como o Brasileirão e a Copa do Brasil. O problema, apresentado pela publicação é que cada estado vive um cenário diferente em relação a doença e a volta do futebol. Ou seja, isso não permite que a entidade planeje um retorno simultâneo de todos os clubes.

O desejo da CBF é de iniciar o Campeonato Brasileiro após o término dos estaduais. No entanto, internamente, a entidade entende que nada impede a realização das competições simultaneamente. Tudo porque, a confederação compreende que não é possível ter controle sobre o retorno dos torneios regionais. Enquanto o Rio está caminhando para definir datas e receber o aval do Governo, São Paulo – que abriga 25% dos times da Série A, ainda não retomou nem os treinamentos.

Entre os cariocas, o Flamengo foi o pioneiro na retomada às atividades ao voltar a treinar no Ninho do Urubu há quase um mês. Vasco da Gama é o outro adversário que comprou a briga pela volta do futebol no RJ. Por outro lado, Fluminense e Botafogo ainda não voltaram aos treinamentos e são contra a volta do torneio neste momento.

Fonte: https://colunadofla.com/2020/06/cbf-se-preocupa-com-calendario-do-futebol-com-retomada-dos-estaduais-em-datas-distintas/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=cbf-se-preocupa-com-calendario-do-futebol-com-retomada-dos-estaduais-em-datas-distintas