As chances de o Campeonato Brasileiro ser interrompido crescem a cada dia. Nesta quinta-feira, a CBF vai se reunir no aguardo de um efeito suspensivo enviado ao STJD para derrubar a liminar do Flamengo que autoriza a presença de público. Caso a resposta seja negativa, a entidade vai colocar em prática o ofício enviado por 17 clubes nesta quarta, com o pedido para adiar a rodada do fim de semana.

O Flamengo tem autorização do tribunal e da prefeitura do Rio para colocar quase 30 mil torcedores no Maracanã, contra o Grêmio, no domingo. Nesta quarta, o clube entrará em campo contra o clube gaúcho pela Copa do Brasil com a permissão de 24 mil ingressos vendidos.

A decisão do STJD em negar o pedido de reconsideração feito por 17 clubes da Série A contra a liminar obtida pelo Flamengo também foi alvo de novo recurso. O pedido mais uma vez é para que se revogue a liminar até que o processo seja julgado, na semana que vem. Atlético-MG e Cuiabá não assinaram.

O processo será julgado de forma definitiva pelo Pleno do STJD no dia 23, mas o presidente Otávio Noronha, que concedeu a liminar em favor do Flamengo no começo de agosto, mais uma vez reforçou a liberação para o Flamengo ter torcida.

A carta à entidade, feita com a concordância de 17 clubes, sustenta que o acordo obtido no Conselho Técnico da CBF em agosto previa a liberação de torcida quando todas as equipes pudessem ter suporte no estádio em meio à pandemia de Covid-19.

Na terça-feira, a nova decisão do presidente do STJD afirmou que a CBF e o conselho de clubes não teriam competência para decidir sobre essa liberação, e que cada clube teria que pleitear de acordo com o que permitir a autoridade sanitária de sua cidade.

Em função de não ter tido torcida no jogo de ida da Copa do Brasil, o Grêmio ainda ingressou com um mandado de garantia, no intuito de que a análise do recurso para o jogo desta quarta-feira, contra o Flamengo, fosse feita independentemente do pleito coletivo. Otávio Noronha também afirmou que não voltaria atrás neste caso.

Havia ainda entre os clubes a expectativa de antecipar a sessão do dia 23 para julgar o processo que resultou na liminar a favor do Flamengo, mas esse pleito também não foi atendido. Então, os clubes e a CBF insistem que a liminar seja revista para que o Brasileiro não pare.

Permissão em todas as cidades

De acordo com dados levantados pela chamada matriz de normalidade elaborada pela CBF, todas as cidades dos clubes que disputam a Série A do Brasileirão estão aptas a receber público.

Segundo O GLOBO apurou, a entidade está obteve retorno das federações estaduais sobre os planos das prefeituras e a previsão é que a maioria possa liberar 30% da capacidade dos estádios para a volta da torcida assim que houver acordo.

Os clubes da Série A se reúnem no dia 28 de setembro em novo Conselho Técnico para bater o martelo sobre o retorno da torcida para todos. O Flamengo, que se ausentou da última reunião, já conseguiu a liberação em seus jogos no STJD.

A expectativa é que a Série B já tenha público liberado na rodada seguinte ao seu conselho técnico, marcado para esta sexta-feira. A maioria dos clubes votaram pela autorização, que deve ocorrer para a próxima semana.

No caso da Série A, a previsão é que a reunião do dia 28 libere a torcida de forma equalitária para todos na rodada 23. Isso, claro, se a rodada 21, deste fim de semana, não for adiada.