O Flamengo segue avançando em suas principais competições. São três títulos – dos quatro possíveis até aqui; oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil; Campeonato Brasileiro. Apesar dos bons resultados, o trabalho, principalmente de Abel Braga, segue sendo muito questionado por torcedores. Em reação as cobranças, o Rubro-Negro explora o mercado na busca por reforços, especialmente para o setor defensivo. Os nomes especulados e as negociações abertas podem significar o fim de duas histórias de quatro anos no clube: Pará e Rodinei.
O lateral Pará chegou ao Flamengo em janeiro de 2015 cedido por empréstimo e com salários pagos pelo Grêmio. Sua estreia com o Manto foi em um amistoso contra o Shakhtar Donetsk, dia 18/01/2015, no Mané Garrincha. De lá para cá, foram 211 jogos e quatro gols. São 113 vitórias pelo clube, 47 empates e 51 derrotas.
Em 2016, após imensas criticas por parte da torcida, Pará acabou se tornando reserva do recém-contratado Rodinei. O camisa dois assinou contrato com o Flamengo em dezembro de 2015, porém só estreou no ano seguinte. São 141 jogos pelo Mais Querido e oito gols marcados. Assim como seu companheiro de posição, o lateral participou de mais vitórias do que derrotas – são 70 contra 27.
Títulos conquistados por Pará e Rodinei no Flamengo:
No entanto, em 2019, a era parece estar chegando ao fim para ambos. A lateral tem sido o setor mais criticado pela torcida desde a temporada passada. A cobrança parece ter surgido efeito após o Flamengo anunciar a chegada do ex-Bangu, João Lucas. O jovem ainda é aposta, mas já chega com bastante apelo do flamenguista. Outro nome que gera euforia rubro-negra é o de Rafinha, do Bayner de Munique – apalavrado com o clube.
O cenário se desenha para o encerramento de um ciclo. Pará tem contrato até dezembro e o assunto sobre renovação não ganha força nos bastidores, segundo informação do portal O Globo. Já Rodinei, segue como moeda de troca no mercado e gera interesse de grandes clubes.