Cinco anos de José Neto

Créditos da imagem: Staff Images

A vida tinha um plano para José Alves dos Santos Neto quando desembarcou no Rio de Janeiro, em 2012. O treinador, que já vinha sendo qualificado como um dos melhores do país, estava prestes a enfrentar o maior desafio de sua carreira: treinar o Clube de Regatas do Flamengo.

Durante os cinco anos Neto conquistou todos os Estaduais que disputou, se consolidou com quatro títulos do Novo Basquete Brasil e se consagrou levando o Flamengo ao topo da América e posteriormente do mundo. Desde a partida contra o Riachuelo, em 28/09/2012, José Neto acrescentou mais algumas palavras ao seu nome. José Neto do FLAMENGO. O maior técnico de basquete da história do clube.

O coach recordou alguns momentos desses cinco maravilhosos anos com exclusividade para o Site Oficial. Confira a entrevista abaixo.

Momentos inesquecíveis

Foram vários inesquecíveis e importantes. Sem dúvidas o Mundial foi o mais marcante! Um sonho realizado. Eu tinha uma imagem muito forte na minha cabeça que era da invasão da torcida no Ibiraquera na conquista do mundial pelo Sírio em 79. Depois de 35 anos estava acontecendo a mesma coisa comigo na Arena da Barra. Impossível esquecer este momento. Outro momento importante foi o jogo que nos credenciou à disputa da Intercontinental: a vitória sobre o Pinheiros na final da LDA no Maracanãzinho e nos deu o título da competição de forma invicta. Os jogos nos EUA na pré-temporada oficial da NBA também foram muito marcantes, pela primeira vez na história uma equipe brasileira teve essa oportunidade. Um último jogo que me marcou também foi o título do NBB que ganhamos em 2016 sobre Bauru. Isso porque foi o quarto título seguido desta competição, o quinto título do Flamengo tornado a equipe mais vencedora da competição e em uma arena que meses depois estaria sendo palco de um dos maiores eventos do mundo: os Jogos Olímpicos.


Aprendizado durante a passagem no Flamengo

Estes cinco anos que estou vivendo no Flamengo, pude aprender a ser um profissional e uma pessoa melhor.

Estar no Flamengo é um sentimento único. É entrar em cada partida sabendo que a expectativa é sempre de vencer, independente do adversario e da competição. Isso me fez ser mais que um técnico. É saber na prática a necessidade de ser melhor a cada dia. Nestes anos conseguimos construir um grupo de trabalho com pessoas altamente competentes em suas áreas, e que somando esforços, adquirimos um diferencial significativo em um meio muito competitivo.
Dificuldades
Foram vários momentos difíceis, mas que serviram de estímulos para sermos ainda mais fortes. Disputamos 16 competições e onze títulos. Estes cinco que não vencemos, foram momentos complicados, pois a expectativa é sempre de vitória. Mas creio que fortaleceu ainda mais nosso grupo de trabalho que somamos esforços pra seguir em frente e voltarmos a vencer. Sempre falo para minha equipe que problemas sempre irão existir, porém temos que tirar o foco do problema e colocarmos na solução! Acredito que conseguimos conquistar executar bem isso.

Apoio da torcida
A torcida do Flamengo é única! A maior do mundo! A torcida sempre foi um dos motivos que temos pra poder superar as dificuldades. Nestes anos todos que estou no Flamengo, sempre tivemos o apoio da Nação Rubro-Negra onde quer que a gente esteja jogando. Queremos sempre fazer jus ao apelido de “Orgulho da Nação” e por isso não medimos esforços pra dar o nosso máximo e honrar todo esse carinho da torcida do Mengão.

O que o Neto de 2017 diria para o Neto de 2012
Você está prestes a viver momentos inesquecíveis da sua vida. A partir de hoje, você não irá mais dirigir uma equipe, irá estar a frente de uma verdadeira Nação. Êxitos!

Fonte: http://flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/26064/cinco-anos-de-jose-neto

Share this content: