Clássico entre Flamengo e Botafogo pode ser fora do Rio

Sem o Maracanã — que não poderá ter jogos até o dia 10 de março por causa da troca da grama em função de seis shows no estádio, entre eles, Phil Collins, Foo Fighters e Pearl Jam —, Flamengo e Botafogo discutem na manhã desta segunda onde vão jogar a semifinal da Taça Guanabara, no próximo sábado. O desejo do Flamengo, mandante da partida, é tirar o clássico do estado do Rio.

Os clubes querem condição de igualdade para os dois times, o que significa que o clássico deveria acontecer em campo neutro. Se for mesmo essa a decisão, o Nilton Santos, que é do Botafogo, estará descartado. O Flamengo pensa em propor até o uso da Ilha, mas sabe que o estádio da Portuguesa não pode receber partidas com torcida mista em esquema de 50% a 50%, como manda o regulamento da competição. E também não seria um campo neutro.

Além disso, o Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) não autorizaria o clássico na Ilha. Sem o Maracanã, nesse esquema de torcida dividida, apenas o Nilton Santos poderia receber o clássico carioca.

Raulino de Oliveira não agrada

Ao contrário do que aconteceu no ano passado, a Polícia Militar do Rio não tem objeções para a partida acontecer no estádio alvinegro. Mas “gostaria muito” que o jogo fosse tirado da cidade; de preferência, até do estado. No sábado, além dos mais de 80 blocos oficiais (dez deles na região do Engenho de Dentro), estão programados desfiles de escola de samba na Marquês de Sapucaí, e, se fizer sol, tem praia. Esses eventos vão exigir um grande efetivo policial durante as 24 horas do dia.

A melhor proposta é levar o jogo para Brasília, sonho da PM do Rio, onde os clubes costumam ganhar dinheiro, já que a renda é dividida. Para tirar o jogo do estado, a Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj) teria que autorizar.

A outra opção seria o Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O estádio foi usado no ano passado — quando a Justiça proibiu jogos de torcida mista no Rio por causa das sucessivas brigas —, mas não agrada aos clubes, já que sua capacidade não chega 25 mil pessoas.

Fonte: https://oglobo.globo.com/esportes/classico-entre-flamengo-botafogo-pode-ser-fora-do-rio-22364579

Share this content: