Coluna do Torcedor: Um time é reflexo do seu treinador

Confesso que não queria estar escrevendo essa coluna. Mas quando acordei hoje, depois de uma eliminação como a de ontem, precisei dar voz a minha opinião. O assunto? Zé Ricardo

Faz 1 ano que ele está à frente do Flamengo. E, apesar de uma boa campanha no Brasileirão do ano passado, onde alcançamos o terceiro lugar, foram cometidos pequenos erros durante esse percurso. Vários momentos em que ele recuou o time desnecessariamente ou optou por um jogador que não estava tão bem quanto outro… Com certeza isso tudo pesou no resultado final. Porém, eu sempre tentei ver o melhor em Zé Ricardo. Sempre dei uma nova chance. Afinal, quem nunca cometeu erros no seu primeiro emprego, não é?

Infelizmente, Zé Ricardo não foi o empregado que aprendeu com seus erros. Ontem foi a gota d’agua. Minha revolta na verdade começa quando ele não relacionou Mancuello para a viagem. Não é possível que ele esteja pior do que Gabriel, Matheus Sávio ou Paquetá… O jogo que ele poderia fazer a diferença pois conhece o futebol argentino. Meu segundo ponto, são as substituições. O time não estava mal em campo, conseguia escapar pelo lados uma vez ou outra prendendo a bola no ataque. Apesar do Berrio não estar bem na partida, estava fazendo uma função importante. E não eram nem 15 min quando ele decidiu colocar Rômulo. Um jogador que vinha de lesão e de partidas ruins. Tinha que entrar justo no jogo mais importante do ano? Bom, ali perdemos as escapadas que mencionei antes e o San Lorenzo começou a entrar no jogo. Daí vem a brilhante ideia de colocar um garoto, Matheus Sávio. Eu nem culpo muito o jogador, mas sim, Zé. Ele que pouco deu chance aos garotos durante o ano, resolve colocar ele em uma fogueira como essa. E o San Lorenzo aproveitou, o garoto falhou, 1×1. Eis que, ele resolve colocar o experiente Juan no lugar do único jogador que poderia levar o jogo para frente, que era Everton. Nesse momento, eu sabia que eles virariam o jogo. Dito e feito. Em um bate rebate, veio a eliminação. 2×1 e uma sensação de impotência, um a nação devastada e o sonho do bi adiado mais uma vez. Uma sequência de erros que culminou com esse triste fim. Parecia que passava um filme em minha cabeça, falei para mim mesmo: “O Zé está mesmo fazendo isso de novo? Mesmo depois de ter dado errado várias vezes no ano passado? ” É imperdoável.

Meu terceiro ponto e para concluir a minha coluna, é a apatia que o time tem em campo. Salvo alguns jogadores, como Diego, Guerrero, Everton, Réver… Libertadores como diz o velho ditado, é “sangue no olho”. Você pode ter o melhor time, mas sem a sede de vencer você não vai a lugar algum. Falta isso ao Flamengo. O time está acomodado, a derrota está sendo aceita como algo “comum”. Por isso escolhi exatamente esse título para coluna. O time é reflexo de Zé Ricardo. Um treinador que se apequena, recua mesmo tendo a vantagem mínima de 1 gol e teme o adversário em vez de sufocá-lo. Não estou pedindo a demissão de Zé, até porque não existe outro nome no mercado que poderia substituí-lo. Mas peço, uma mudança de postura dentro da instituição Clube de Regatas do Flamengo. Um “choque de ordem” para que isso nunca mais se repita. O Flamengo é gigante, como o time que tem deveria estar brigando por tudo. O Brasileiro é obrigação! A Sul-americana é obrigação! A Copa do Brasil é obrigação! E se Zé ficar, que aprenda com seus erros e leve o Flamengo para seu lugar certo. O topo!

SRN, Lukas Hoeft


Quer ver seu texto também publicado na Coluna do Torcedor? Envie para redacao@colunadoflamengo e aguarde nossa resposta!


A coluna acima é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a mentalidade do Coluna do Flamengo.

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/05/coluna-do-torcedor-um-time-e-reflexo-do-seu-treinador/

Share this content: