Segundo o ​globoesporte.com, três fatores explicam os insucessos rubro-negros no mercado da bola: o caixa baixo, os alvos improváveis e o distanciamento do clube nas negociações. O Flamengo prevê o gasto de 2,5 milhões de euros nesta janela de transferências, valor incapaz de adquirir um jogador que chegue com condições de ser titular, na visão dos dirigentes.

Além disso, o Flamengo procurou jogadores que tinham contrato com seus respectivos clubes e não se mostrou disposto a investir para tirá-los de lá. No caso de Pablo, por exemplo, o Bordeaux pedia R$ 12 milhões pelo zagueiro, montante descartado pelo Rubro-Negro. Com Walace, o time carioca ofereceu 1 milhão de euros pelo empréstimo do volante, valor recusado pelo Hamburgo.

Por fim, o distanciamento do Flamengo das tratativas irritou os empresários dos atletas. O clube deixou a cargo dos agentes negociar a liberação com as respectivas equipes e em nenhum momento negociou diretamente com Bordeaux, Hamburgo ou Antalyaspor (no caso de Vagner Love).

Na diretoria rubro-negra, porém, o clima é de tranquilidade. Os dirigentes avaliam que o Flamengo já possui um elenco de boa qualidade e que não há urgência para trazer reforços, embora as posições de zagueiro e centroavante sejam vistas como prioridades.