Com classificação para a Libertadores, Flamengo alcança marca histórica

O Flamengo venceu por 1 a 0 o Santos, nesta quinta-feira (15). No entanto, antes mesmo de entrar em campo, o Rubro-Negro já havia se classificado para a Copa Conmebol Libertadores de 2019, devido ao empate de 1 a 1 entre Vasco e Atlético-PR, na quarta (14). Será a terceira vez seguida que o Fla disputará a competição internacional, marca que não alcançava desde os anos 80.

A última vez que o Flamengo havia atingido este feito, Zico, maior ídolo do clube, comandava o time dentro de campo. Entre os anos de 1981 a 1984, o Fla participou de todas as edições que tivera da Libertadores da América, ou seja, disputou em quatro oportunidades, o que ainda é o recorde de vezes em que o Rubro-Negro disputou o torneio de forma seguida.

Contudo, na época de Zico, a Libertadores classificava apenas dois times por país, geralmente o campeão e o vice de suas competições nacionais, o que durou até 1999. A partir de então, houveram sucessivos aumentos do número de classificados. Portanto, nos tempos de escassez de vagas, o Flamengo emendou quatro participações consecutivas no torneio internacional. Enquanto que, após os aumentos de vagas (atualmente seis clubes se classificam), é a primeira vez que a equipe carioca acumula três classificações ininterruptas.

De lá para cá, apenas nos anos de 2007 e 2008 que o Flamengo entrou em campo pela competição sul-americana de forma consecutiva. Como disputou em 2017, quando foi eliminado ainda na fase de grupos, e em 2018, sendo desclassificado nas oitavas de final pelo Cruzeiro, 2019 será a terceira oportunidade seguida de tentar vencer a Liberta.

Entretanto, apesar de estar classificado, o Flamengo ainda busca se credenciar à disputar a fase de grupos do próximo ano. Isso porque, o Rubro-Negro garantiu classificação, até o momento, apenas para a fase classificatória. Para poder ir à fase de grupos, o Mengo precisa estar entre os quatro primeiros colocados na tabela do Campeonato Brasileiro. Até então, o Fla ocupa a terceira posição, com 63 pontos, quatro a frente do São Paulo, que é o quinto, com 59, restando quatro rodadas para o fim da competição.

Fonte: https://colunadoflamengo.com/2018/11/com-classificacao-para-a-libertadores-flamengo-alcanca-marca-historica/

Share this content: