A economia projetada pelo Flamengo com a comissão técnica de Domènec Torrent faz parte de um planejamento que inclui a mnutenção de um elenco forte, com titulares e reservas de qualidade, mas sem gordura. Por isso, a diretoria projeta um ano com reforços pontualíssimos, com renovações sem leilão e utilização ainda menor da base.

A ideia é que a redução do orçamento da comissão não respingue diretamente na manutenção da força da equipe. Depois de aumentar os salários de Éverton Ribeiro, Arão, Bruno Henrique e Gabigol, o Flamengo trabalha para renovar com Rafinha, Diego e Diego Alves. A aposta é que os jogadores não vão querer sair de um lugar onde são queridos e recebem muito bem e em dia. O Flamengo não fará loucuras nem vai entrar em disputa com clube algum do exterior.

KFOURI:Humildade de Torrent pode ser maior transformação no Fla pós-Jesus

As conversas serão iniciadas de fato na próxima semana. No caso de Rafinha, que tem vínculo até o fim do ano que vem, o clube vai tentar ajustar uma ampliação de vínculo do atleta de 34 anos por mais uma temporada. Mas os casos mais urgentes são de Diego Alves e Diego Ribas, com contrato encerrado em dezembro. O goleiro é titular absoluto e não tem sombra no clube, portanto possui mais margem de valorização. O meia, hoje reserva, quer ficar, e o Flamengo entende que ele é importante e já se adequou financeiramente, reduzindo o salário na última renovação.

Se houver alguma perda, a a diretoria entende que tem condição de repor à altura. Até por não ter a necessidade de contratar no atacado. Os reforços nesse momento só estão em análise para a lateral-direita, que tem Rafinha e o jovem João Lucas. Matheus França, contratado ao Londrina para a base, subiu com Jorge Jesus, mas não vingou, e voltou para o sub-20 nos últimos dias com outros atletas.

MANSUR:Brasileirão de 2020 será jogado à sombra do torneio de 2019

Além dele, mais garotos desceram, como a joia Lazaro, e outros que estavam de vez no profissional foram negociados, caso de Matheus Dantas, rumo ao Farense, de Portugal, e Lucas Silva, vendido ao Paços de Ferreira, do mesmo país. Outros estão na fila, como o centroavante Lincoln, que tem bom valor de venda, mas enfrenta concorrência desleal na posição, com Gabigol e Pedro. A saída é considerada provável caso proposta seja oficializada. Até agora, nada. O mesmo vale para o volante Vinicius Souza, o Vinição.

O clube só conseguiu economizar com a liberação de Berrio para os Emirados Árabes. E quer recuperar o investimento em Piris da Motta, mas os interessados no volante não estiveram dispostos a chegar ao valor desejado pelo Flamengo. Domènec Torrent trabalhará com titulares e reservas de alto nível, e o novo técnico e a comissão do clube percebem clara diferença de qualidade para o grupo dos mais jovens desempenharem as mesmas tarefas nos treinamentos do dia a dia.

Não está definido ainda como a base será tratada pelo novo treinador, mas o foco ainda é na manutenção dos títulos importantes, com o elenco já montado, e nesse cenário os jovens são terão vez se forem acima da média.