Com Flamengo e Corinthians, NBB tem pela primeira vez os dois times de maior torcida do Brasil

O NBB chega a sua 11ª edição e pela primeira vez colocará os dois times de maior torcida do país em ação. Cinco vezes campeão, o Flamengo segue como um dos favoritos ao título, mas nesta temporada terá uma companhia de peso, o Corinthians. Juntos, de acordo com pesquisa Datafolha deste ano, os dois gigantes são donos de 32% da torcida brasileira, com 18% para os cariocas e 14% para os paulistas. Será a primeira vez que o Timão disputa a competição. Em quadra, enquanto o Rubro-Negro briga para retomar a hegemonia perdida nos dois últimos anos, o Alvinegro batalha para em sua estreia brigar na parte de cima da tabela.

Varejão é um dos destaques do Flamengo — Foto: Paula Reis/ Tabela Carioca

Flamengo e Corinthians movimentam, juntos, quase 67 milhões de torcedores, com 37 milhões flamenguistas e 29 milhões de corintianos, ainda de acordo com dados do Datafolha. No Rio de Janeiro, a briga é para voltar a ser protagonista. Campeão de 2012 a 2016, o Flamengo ficou de fora da final em 2017 e 2018. Em 2016/17, caiu nas quartas de final para o Pinheiros. E em 2017/18 saiu nas oitavas de final para o Mogi. O Corinthians, por sua vez, foi campeão da Liga Ouro, quando ganhou o direito de disputar na elite. Sendo assim, apesar do histórico no basquete nacional, com quatro títulos do Brasileiro, vai se aventurar pela primeira vez na elite após longos anos fora.

O primeiro encontro das massas acontece no dia 3 de novembro, no Rio de Janeiro, com o jogo na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, às 14h. O jogo do returno será no Ginásio Wlamir Marques, já em 2019, no dia 12 de janeiro, também às 14h.

Giovannoni está no Corinthians para o NBB — Foto: Guilherme Borges

Investimentos são diferentes

O investimento também é bem diferente. Com longo caminho pavimentado, o Flamengo tem o basquete vivendo por conta própria, ou seja, dos seus próprios patrocinadores. Desde a temporada passada, conta com Anderson Varejão no garrafão. Para essa temporada, ainda manteve Olivinha e Marquinhos, além de trazer reforços do campeão paulistano, como Deryk, Jhonatan e Nesbitt, além do técnico Gustavo De Conti.

No Timão, o técnico é Bruno Savignani, ex-Brasília. O jovem comandante, também da comissão técnica da seleção brasileira, tem a missão de tentar levar o Corinthians o mais longe possível nos playoffs. A verba do basquete vem do cofre único do clube, mas, apesar disso, o investimento não foi tão tímido. Chegaram nomes como Ricardo Fischer, da seleção, e Fuller, campeão pelo Paulistano. Guilherme Giovannoni, ex-Vasco, é outro titular. Shilton, Gui Bento, Teichmann e Humberto são outros nomes.

O último confronto entre Flamengo e Corinthians em competição nacional aconteceu em 2004, na primeira fase do Brasileiro, quando cada time fez 30 jogos em turno e returno. No ano seguinte, o Timão, que jogava na época em parceria com a cidade de Mogi, descontinuou o projeto após o fim da competição que não teve o Flamengo. A volta aconteceu em 2017 com o retorno do time adulto, desta vez em projeto próprio do Corinthians.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/basquete/noticia/com-flamengo-e-corinthians-nbb-tem-pela-primeira-vez-os-dois-times-de-maior-torcida-do-brasil.ghtml

Share this content: