Após a chegada de Jorge Jesus ao comando do Flamengo, em 1º de junho, houve uma ruptura clara com o estilo de jogo do treinador anterior, Abel Braga.
Com o português, a equipe rubro-negra tornou-se claramente mais ofensiva, passando a atuar com o quarteto Everton Ribeiro, Arrascaeta, Gabigol e Bruno Henrique, e tornou-se o melhor ataque do Brasileirão, com 47 gols pró.
A estratégia funcionou bem, já que Gabriel hoje é disparado o artilheiro do torneio, com 18 gols, enquanto Arrascaeta está em 3º lugar na lista, com 10.
No entanto, números do TruMedia, banco de estatísticas exclusivo da ESPN, mostram algumas mudanças mais difíceis de ver a olho nu.
Com Jesus, por exemplo, os jogadores do Fla praticamente “aboliram” os impedimentos.
Nos tempos de Abel, o time tinha 1,33 impedimentos por partida. Agora, são apenas 0,77 impedimento por jogo, a menor média de todo o campeonato.
Por outro lado, ao contrário do que aparenta, já que o treinador português gosta bastante de reclamar do antijogo, o Flamengo de Jesus bate mais que o de Abel.
Com o comandante anterior, eram 13,5 faltas por partida. Agora, com o lusitano, são 15,5 infrações a cada duelo.
Jesus, todavia, conseguiu dar ao Flamengo a regularidade que faltou nos tempos de Abel.
Com o estrangeiro no comando, as vitórias vieram em sequência, e hoje o Rubro-Negro ocupa a liderança da tabela, com 49 pontos, 74.2 de aproveitamento e um saldo de gols extremamente positivo de +27.
O próximo desafio flamenguista será no domingo, às 11h (de Brasília), contra a lanterna Chapecoense, fora de casa.