Diante de alguns desfalques no Flamengo, o treinador Filipe Luís pode adotar uma nova estratégia na partida contra o Juventude neste domingo (14). Isso se deve ao fato de que Jorginho, Varela e Gonzalo Plata são dúvidas para a 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, enquanto Léo Ortiz e Alex Sandro já estão confirmados como ausentes. Assim, existe a possibilidade de que o jovem Ryan Roberto seja convocado para o confronto no Alfredo Jaconi.
O atacante, que possui apenas 17 anos, tem treinado com a equipe profissional do Flamengo durante esta Data FIFA e aguarda com expectativa a chance de participar do jogo em Caxias do Sul. Embora ainda não tenha estreado pelo Flamengo, Ryan Roberto já chamou a atenção de clubes como Ajax (HOL) e Barcelona (ESP).
O jogador, atuando como ponta esquerda, contabiliza 21 gols em 39 partidas na categoria de base do Flamengo nesta temporada. Ele participou de 32 jogos no sub-17, marcando 20 gols, e de sete no sub-20, onde anotou 1 gol. Portanto, Ryan Roberto se destaca como uma das principais promessas da base rubro-negra, mas o clube não permitiu que as sondagens se desdobrassem em propostas concretas.
Em 2023, o Flamengo adquiriu Ryan Roberto de forma definitiva do Athletico-PR. Na transação, cada clube ficou com 50% dos direitos do atleta. Contudo, o Rubro-Negro possui uma cláusula de opção de compra no contrato, que lhe permite adquirir mais 20% dos direitos do jogador por R$ 1,5 milhão, opção que ainda não foi exercida.
A posição de ponta esquerda se tornou um ponto crítico para o Flamengo, uma vez que Michael e Everton Cebolinha estão apresentando baixo desempenho, enquanto Bruno Henrique cumpre suspensão no Campeonato Brasileiro até nova ordem. Portanto, essa posição abre espaço para a competição com Samuel Lino, que recentemente enfrentou a altitude de 4 mil metros na Bolívia.
Publicado em colunadofla.com