Com zaga rejuvenescida pela base, Fla espera contar ao máximo com Juan na Libertadores

Elenco mais novo, mas um cuidado maior que no ano passado. A defesa em busca do equilíbrio entre veteranos que precisam dosar suas participações e jovens recém-formados no clube é o principal detalhe da lista que o Flamengo confirmou para a primeira fase da Libertadores.

Com a divulgação dos trinta nomes enviados à Conmebol na segunda-feira, ficou claro que o sistema defensivo requer atenção mais uma vez, após falhas que resultaram na eliminação ano passado. Havia dúvida sobre o aproveitamento do veterano Juan amanhã, na estreia diante do River Plate, mas o jogador treinou bem e vai para a partida.

A média de idade da equipe na edição 2018 do torneio é de 24,5, um ano a menos do que em 2017, quando foi de 25,5. A zaga, na média, também rejuvenesceu. Caiu de 29,2 para 28 anos. A questão é que a defesa titular, formada por Réver (33) e Juan (39), tem média de 36 anos. O dobro da média entre Thuler e Leo duarte, que compõe a lista de defensores, com 18 e 19 anos respectivamente.

A diferença é que ano passado o Flamengo tinha Rafael Vaz (28) e Donatti (30) como opções experientes. Agora, tem apenas Rhodolfo (31), substituto natural de Juan. O zagueiro de 39 anos vem se recuperando de dores nas costas e no tornozelo. Poupado da maioria dos jogos — só disputou dois dos nove — o zagueiro perdeu ritmo de jogo, já que a ideia era utilizá-lo pelo menos contra o Fluminense.

Guerrero fica de sobreaviso

Em março, Paolo Guerrero será julgado pelo Tribunal Arbitral do Esporte. Se tiver a pena anulada, pode estrear imediatamente na Libertadores. O peruano dependeria apenas da condição física. Por isso, faz treinamento à parte do clube, onde não pode se apresentar e tem o contrato suspenso. A presença do atacante e a ausência do goleiro Julio Cesar, com vínculo simbólico que acaba antes da fase de grupos, já haviam sido noticiadas pelo GLOBO na quinta-feira.

O goleiro tem o seu contrato de três meses chegando ao fim antes de a fase de grupos terminar. Só entraria em caso urgente, em que um dos goleiros se machucasse. O projeto de aposentadoria no clube veio como solução ideal para Julio Cesar fechar a carreira com a imagem limpa com a torcida rubro-negra. No entanto, o veterano requer treinos em ritmo de pré-temporada, e ainda não atingiu o ápice para voltar a atuar em bom nível. A tendência é que seja relacionado para o clássico contra o Botafogo, sábado, no Nilton Santos.

Doze mudanças e jovens no meio-campo

Apesar da mudança de três nomes na defesa, o setor do Flamengo com mais alterações é o meio-campo. Na temporada anterior, estavam inscritos Márcio Araújo, Mancuello, Gabriel, Conca e Matheus Sávio na Libertadores. Todos esses deixaram o clube e entraram na lista esse ano Everton Ribeiro, Jonas e Jean Lucas. Ronaldo é outro jovem inscrito, pelo segundo ano seguido.

Além de Rhodolfo e Thuler, Diego Alves e Kleber são outras novidades no setor defensivo, enquanto Marlos Moreno, Henrique Dourado, Vinicius Júnior, Geuvânio e Lincoln aparecem no ataque.

Ano passado, estiveram na lista Leandro Damião, Berrío e Marcelo Cirino. Berrio segue lesionado gravemente e volta só em outubro. Ele deve substituir o atacante Felipe Vizeu, que também é opção ofensiva, mas segue para a Udinese em meados de julho. O meio-campo Ederson também se recupera, de um câncer, e pode voltar adiante. O contrato do jogador se encerra em julho, mas se conseguir atingir níveis de competição pode ser uma opção caso o Flamengo necessite trocar algum atleta em uma eventual segunda fase.

Clube ainda avalia reforços e pode alterar lista

A lista da Libertadores não está fechada de forma definitiva para o Flamengo. O clube ainda persegue contratações que podem ser inscritas na próxima fase. Os alvos serão tentados no meio do ano, quando reabre a janela de transferências. Um volante e um lateral, procurados no começo da temporada, serão avaliados e podem entrar no lugar de algum jovem.

Walace, do Hamburgo, quase foi emprestado e deve haver novas conversas. Na lateral, Zeca, ex-Santos, era quase certo, mas o Flamengo recuou para aguardar processo na Justiça com julgamento previsto para maio. Se tudo der certo a favor do atleta, pode ser um reforço.

Além disso, o Flamengo esperava contar justamente com um zagueiro jovem, mas experiente e veloz. Pablo, ex-Corinthians, era opção, mas não foi conseguida. Uma nova peça será avaliada.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/com-zaga-rejuvenescida-pela-base-fla-espera-contar-ao-maximo-com-juan-na-libertadores-22435296.html

Share this content: