Está chegando ao fim a gestão de Eduardo Bandeira de Mello na presidência do Flamengo. Entre esses cinco anos e meio, tiveram contratações bombásticas, que levaram o clube a ser apontado como um dos melhores elencos do Brasil. No entanto, no início da “Era Bandeira“, houve a época de “austeridade“, quando o clube dispensou jogadores caros. como Vagner Love, Ibson e até o técnico Dorival Júnior e fez aquisições aquém do esperado pela torcida. Por isso, a TV Coluna do Flamengo lançou um quadro, que será divido em três partes, sobre todos os atletas que foram anunciados como reforços nos anos de 2013 e 2014.
Sobre 2013, houve consenso entre os comentaristas Rodrigo Ferreira, Mariana Araújo e Ana Beatriz Zayat da pior contratação daquela temporada: Carlos Eduardo. Porém, eles também apontaram qual foi o melhor reforço do Fla naquela época. Para Mariana, Paulinho foi o melhor, enquanto que para o Rodrigo e Ana, Elias é quem melhor rendeu com o Manto Sagrado.
Rodrigo Ferreira: “O primeiro ano da ‘Era Bandeira’ nós entendemos, porque tinha, realmente, que enxugar a folha. Tanto que mandou embora Vagner Love, Ibson, o técnico Dorival Júnior. Tinha que enxugar as contratações e fez algumas baratas. Entre todas, o grande nome, a melhor contratação foi o Elias. Paulinho eu também gostei, foi um jogador importante durante um ou dois anos. Marcelo Moreno eu gostei, não rendeu, porque o Hernane Brocador desandou a fazer gol. André Santos eu não gostei, Val também não, mas a pior contratação disparado foi Carlos Eduardo. Carlos Eduardo foi a pior contratação da gestão Bandeira de Mello. A pior contratação foi de Carlos Eduardo, a melhor Elias“.
Mariana Araújo: “Carlos Eduardo brincou com o Flamengo, brincou de ser jogador de futebol no Flamengo. Até recentemente deu uma declaração falando que se tivesse uma nova oportunidade, que não foi correto com o clube, que não levou com profissionalismo, enfim… Nós estávamos penando, tentando entender que a equipe de Bandeira estava com foco em arrumar o Flamengo administrativamente, e acreditamos nessas contratações. Mas foi em um nível baixíssimo. 2013 foi o ano que trouxeram Gabriel… Então, negócio mal feito, a qualquer momento pode trazer um problema de novo. A pior eu fico com Carlos Eduardo, mas a melhor, vou discordar do Rodrigo, foi Paulinho, que em um dado momento o time só conseguia funcionar com ele“.
Ana Beatriz: “O pior da contratação do Gabriel, foi o tempo que ele ficou no clube. Ele ficou até o momento em que ninguém mais na Gávea ou fora dela, nem os adversários, aguentava mais olhar para a cara do Gabriel no Flamengo. Outra contratação que me irritava bastante, me tirava do sério, era o João Paulo. Ele conseguiu testar a minha paciência. Tinha momentos em que ele acertava os cruzamentos na cabeça do Eduardo da Silva, mas era vez ou nunca também. No geral, ele foi um cara que e irritou tanto, que eu tenho raiva dessa contratação. Walace também conseguiu me tirar muito do sério, apesar dele ter sido importante para o Flamengo em uma época. Ele foi um pouco presente de capitão, mas depois foi aquele Walace que pediu para ir embora, pois a torcida fazia muita pressão nele. A pior Carlos Eduardo, e a melhor eu fico com Elias também”.
Sobre 2014, Márcio Araújo foi unanimidade como a pior aquisição do Rubro-Negro. Porém. os comentaristas tiveram que citar um segundo nome, para que houvesse discussão sobre os selecionados. Enquanto que Mariana e Ana Beatriz escolheram Lucas Mugni como a segunda pior contratação daquele ano, Rodrigo Ferreira optou por Anderson Pico, por questão pessoa. Alecsandro também foi unânime e foi selecionado como o melhor reforço daquele ano.
Rodrigo Ferreira: “Em 2014, talvez, tenha sido o por ano de contratações do Flamengo. Ali, o Bandeira e quem estava à frente, deu uma surtada. Elano, que taticamente era um jogador inútil. O Elano não fazia o centro, não tinha velocidade para fazer os lados, se tornou um inútil. O Flamengo contratou o Mugni, que foi contratado via DVD. O Flamengo trouxe o Pico, que foi para ajudar o jogador, que era gordo… O Flamengo trouxe o leu, que fisicamente era fraquíssimo, vivia machucado. Mas trouxe uma boa contratação, que foi Alecsandro. Todo time tem que ter um Alecsandro. Tem o Arthur também, que era um atacante que nunca chutou ao gol, não acertou o gol com a camisa do Flamengo. Teve Erazo também, teve Feijão… Mas, sem dúvida, Márcio Araújo é o carimbo da gestão Bandeira de Mello. Essa gestão ficará conhecida como ‘gestão Márcio Araújo’. Os piores são Márcio Araújo e Anderson Pico, porque me chamavam de Anderson Pico e foi algo marcante pra mim. O melhor foi Alecsandro”.
Mariana Araújo: “Olha, tem nomes que são tenebrosos. Nomes de impacto, que como conseguiram reunir tanta ruindade em uma seleção de contratações. Contratar Lucas Mugni pelo DVD… Sabe, você querer fazer caridade com o Flamengo, contratando Anderson Pico. Então, assim, situações impensáveis e nós tivemos que aturar. O Márcio Araújo sempre dividiu opiniões, alguns até o achavam útil e tudo mais, mas parte da torcida sempre foi revoltada com ele. O Márcio Araújo sempre com declarações ridículas, com comportamento dentro de campo horrível. O pior é o Márcio Araújo, o segundo pior é o Mugni. O melhor é o Alecsandro, com uma menção honrosa ao Eduardo da Silva“.
Ana Beatriz: “Foi o pior ano de contratação do Flamengo. A gente se preparou para 2013 ser difícil, mas 2014 foi mais. E foi reflexo no campo. Eu lembro de achar que a gente não ia escapar da zona de rebaixamento. Quando paramos para a Copa, paramos na lanterna e quando retornou, não conseguimos ganhar. Então, foi um pouco do reflexo das contratações. Se não tivesse o Márcio Araújo, nós ficaríamos dependendo por muito tempo, pois tem muito nome ruim. o Everton foi um nome positivo. Eduardo da Silva, não que tenha sido muito importante, mas entre esses nomes, ele tinha um carinho pela torcida e um carinho da torcida, então destaco como positiva a passagem dele. Então tenho uma lembrança com carinho e ele tinha um carinho pelo Flamengo. Não falamos do Canteros, que marcou mais de maneira negativa, apesar de ter sido importante em alguns momentos, mas destaco mais como negativa a passagem dele. Márcio Araújo e Mugni como piores, e o melhor foi o Alecsandro“.
Em 2013, as contratações foram: Bruninho, André Santos, CArlos Eduardo, Marcelo Moreno, Diego Silva, Chicão, Val, Wallace, Gabriel, Paulinho, João Paulo e Elias. Enquanto que em 2014 foram: Arthur, Anderson Pico, Erazo, Elano, Feijão, Alecsandro, Marcelo, Eduardo da Silva, Mugni, Márcio Araújo, Élton, Canteros, Léo e Everton. E para você, torcedor. Qual foi a pior e a melhor contratação da “Era Bandeira de Mello“?
Veja o programa na íntegra: