Como foram as finais entre Flamengo e São Paulo na história? – ESPN Brasil

Flamengo e São Paulo irão decidir o título da Copa do Brasil de 2023 nos próximos dias 17 e 24 de setembro, primeiro no Maracanã, depois no Morumbi.

E esta será a quinta vez na história em que os dois clubes farão uma final direta. As outras ocorreram em 1993, 1996 (duas vezes), 1997 e 2001. O Flamengo saiu vencedor em três oportunidades, já o Tricolor Paulista, em duas.

Em 1993, Flamengo e São Paulo fizeram a grande final da Supercopa da Libertadores, competição da CONMEBOL que reunia todos os times campeões da CONMEBOL Libertadores até aquele ano. Os cariocas chegaram à decisão após eliminar o Nacional-URU na semifinal, enquanto o Tricolor passou com sofrimento pelo Atlético Nacional-COL.

O confronto brasileiro foi aberto no Maracanã com um jogaço de quatro gols. O São Paulo abriu o placar com Leonardo, aos 16 minutos, mas viu Marquinhos brilhar, marcar dois gols e virar a partida para o Flamengo. Nos minutos finais, Juninho Paulista igualou para os tricolores.

No Morumbi, uma partida para entrar na história com um novo empate por 2 a 2. Renato Gaúcho marcou para o Flamengo logo no início da decisão, mas o São Paulo buscou a virada com Leonardo e Juninho Paulista. Marquinhos salvou o Rubro-Negro nos minutos finais e levou a decisão para os pênaltis.

Nas cobranças, Marcelinho Carioca, que tinha feito boa partida no tempo normal, perdeu cobrança decisiva ao parar na trave. Müller converteu o último do São Paulo com maestria e garantiu mais um título para o timaço dirigido por Telê Santana.

Em 1996, duas finais. Na primeira, o Flamengo venceu o São Paulo na decisão da Copa Ouro, uma espécie de Recopa Sul-Americana, se comparada aos tempos atuais. Com hat-trick de Sávio, o Anjo Loiro da Gávea, o Rubro-Negro levou o título para a casa.

Já na segunda final do mesmo ano, foi a vez do Tricolor do Morumbi sair vencedor. Na decisão da Copa dos Campeões Mundiais, Adriano e Valdir marcaram, e o São Paulo venceu o Flamengo por 2 a 1. Romário fez o único gol do time carioca, que ficou com o vice.

Em 1997, a revanche. Flamengo e São Paulo novamente decidiram o título da Copa dos Campeões Mundiais. Em Brasília, Iranildo marcou o único gol da partida, e o Rubro-Negro ficou com o título.

Quatro anos depois, os times voltaram a se enfrentar em uma final direta, em mais um torneio que não faz mais parte do calendário brasileiro: a Copa dos Campeões, competição criada pela CBF com os melhores colocados nos regionais do mesmo ano (Rio-São Paulo, Sul-Minas, Copa do Nordeste, Copa Norte e Copa Centro-Oeste) e que valia vaga na Libertadores.

Para chegar à decisão, o Flamengo eliminou o Cruzeiro com um convincente 3 a 0 no jogo da volta em Minas Gerais. Já o São Paulo massacrou o Coritiba, fez um placar agregado de 6 a 1 e chegou com tranquilidade à final, em mais um encontro eletrizante com os cariocas.

No jogo da ida, oito gols. Com hat-trick de Edílson e mais Reinaldo e Beto, o Flamengo fez 5 a 3 no São Paulo – Luís Fabiano (duas vezes) e Rogério Pinheiro marcaram os gols dos tricolores. A partida foi realizada no Estádio José Américo de Almeida Filho (Almeidão).

Já no duelo da volta, Kaká abriu caminho com um golaço para o São Paulo, mas viu Juan empatar logo em seguida para o Flamengo. Minutos depois, um filme passou na cabeça do torcedor rubro-negro. Petkovic, que havia marcado há poucos dias o histórico gol de falta aos 43 minutos do 2º tempo contra o Vasco na final do Campeonato Carioca, se preparava para mais uma cobrança, em outra final. Filme repetido. Golaço e virada rubro-negra em Maceió.

O São Paulo ainda chegou a virar a partida, com dois gols de França, mas foi insuficiente por causa do placar agregado. Assim, Flamengo sagrou-se vencedor da Copa dos Campeões de 2001 no último embate direto com o Tricolor.

E agora? Quem será o campeão na decisão da Copa do Brasil de 2023? O futuro dirá.

Próximos jogos do Flamengo:

  • São Paulo (C) – 17/09, 16h (de Brasília) – Copa do Brasil

  • Goiás (F) – 20/09, 19h (de Brasília) – Brasileirão

  • São Paulo (F) – 24/09, 16h (de Brasília) – Copa do Brasil

Próximos jogos do São Paulo:

  • Flamengo (F) – 17/09, 16h (de Brasília) – Copa do Brasil

  • Fortaleza (C) – 20/09, 21h30 (de Brasília) – Brasileirão

  • Flamengo (C) – 24/09, 21h30 (de Brasília) – Copa do Brasil

Fonte: https://www.espn.com.br/futebol/copa-do-brasil/artigo/_/id/12580522/flamengo-sao-paulo-como-foram-as-duas-unicas-finais-entre-os-times