Como o Flamengo vai enfrentar altitude na Libertadores; Juan volta a treinar

A preparação do Flamengo para enfrentar a altitude na Copa Libertadores da América começou bem mais cedo do que o comum. Desde a pré-temporada os jogadores trabalham com aparelhos específicos para medir a “potência respiratória”, como conta o médico do clube Dr. Márcio Tannure.

O médico afirma que o desafio de jogar na altitude se deve ao fato de o jogador estar habituado a treinar e viver no nível do mar. A mudança traz consequências clínicas, físicas e fisiológicas.

“Jogar na altitude é sempre um desafio, porque é algo que a gente não é habituado no nosso dia -a-dia. E a gente sabe que isso tem consequências clínicas, médicas, físicas, fisiológicas, não só para o atleta, mas como qualquer indivíduo”, disse o médico do Flamengo Dr. Márcio Tannure.

O Flamengo vai enfrentar o San Jose-BOL, na próxima terça-feira (05), na cidade de Oruro, na Bolívia, a 3.700 metro de altitude. Pra isso, os jogadores têm feito trabalhos como treinamentos inspiratórios, com aparelhos específicos para entender como cada um reage.

“A gente vem trabalhando isso não simplesmente no treino de hoje ou no treino de amanhã. São etapas do que a gente vem fazendo desde da pré-temporada. Preparando esses atletas para trabalharem na altitude, com treinamentos inspiratórios, com aparelhos específicos que a gente consegue medir a potência respiratória de cada um. Entender fisiologicamente como funciona na véspera do jogo, para tentar ao máximo diminuir esses danos causados (pela altitude). A gente sabe que qualquer preparação que a gente faça aqui não vai conseguir adaptar 100% a essa realidade, porque para isso acontecer somente vivendo em altitude, treinando em altitude”, completou o Dr. Tannure.

Juan de volta

Depois de longo período afastado dos campos por causa de lesão, o experiente zagueiro Juan voltou aos campos. O jogador estava há quase seis meses sem jogar após passar por cirurgia no tendão de aquiles.

“Cinco, quase seis meses de muita ansiedade. Feliz pela recuperação, só tenho a agradecer ao departamento médico do Flamengo por tudo que fez comigo. Espero que consiga evoluir ainda mais para poder voltar aos jogos”, afirmou o zagueiro Juan.

 

Fonte: https://www.torcedores.com/noticias/2019/03/como-flamengo-vai-enfrentar-altitude-na-libertadores-juan-volta-treinar