Durante a pausa para a Copa América, a diretoria do Flamengo deverá ter a chegada de vários reforços para a sequência da temporada principalmente para o sistema defensivo rubro-negro, a pedido do técnico Abel Braga. Entre as contratações, um dos reforços pretendidos pelo clube carioca foi confirmado após a partida contra o Peñarol pela Copa Libertadores e deu detalhes sobre a contratação.
Trata-se do lateral-direito Rafinha, que está de saída do Bayern de Munique e já tem um pré-contrato assinado com clube carioca. Quem confirmou a informação foi o vice-presidente Marcos Braz: “O Rafinha, como eu falei desde o princípio, está muito bem encaminhado. Se ele voltar para o Brasil, dificilmente não será do Flamengo, ele será jogador do Flamengo. Agora ele precisa decidir algumas coisas em relação a vida pessoal dele. E a gente precisa respeitar e vai respeitar e dar um tempo adequado a isso”, disse em entrevista na zona mista.

Antes de fechar com o lateral-direito, o clube da Gávea conseguiu superar a concorrência de outros clubes da Europa e conseguiu ter prioridade para fechar a transação quando o atleta voltar ao Brasil. Em uma entrevista ao apresentador Benjamin Back, no Aqui com Benja, o jogador confirmou sua palavra ao clube carioca.
Pelo que entendi Flamengo vai esperar a definição do @R13_official se vem ou não ao Brasil.Agora se o Rafinha não vir ficamos com Pará esse é o planejamento?É sério????
— Tiago Felix Lima (@tiagofelix21) 9 de maio de 2019
“Desde o começo, já deixei claro que, em caso de voltar ao Brasil, tenho um acerto verbal, já dei minha palavra para o Flamengo. Já faz muitos meses que a gente conversou. É lá que já temos tudo acertado, vou esperar, caso volte ao Brasil, é minha primeira opção. E o Flamengo depositou toda a confiança em mim, fizeram um grande esforço para chegar a mim”, afirmou o lateral-direito em entrevista ao apresentador.