Os 11 desfalques do Flamengo para enfrentar o Barcelona, nesta terça-feira, às 19h15, pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores obrigaram o clube a se movimentar: um avião levará quatro atletas antes não relacionados para Guayaquil para reforçar o elenco de Domènec Torrent. Três deles são garotos: o zagueiro Natan e os atacantes Guilherme Bala e Rodrigo Muniz — o lateral-direito João Lucas completa a lista.

O trio ganhou oportunidades na Taça Guanabra deste ano, quando o Rubro-Negro escalou uma equipe formada por atletas das categorias de base para disputar as rodadas iniciais do torneio. Muniz, por sinal, até fez gol nesta ocasião. Eles estão inscritos na Libertaodres pois a Conmebol permitiu a inclusão de novos nomes devido à pandemia e O GLOBO aproveitou para contar um pouco sobre eles.

Leia mais:Covid-19: Por que jogo do Flamengo na Libertadores não será adiado pela Conmebol

Natan

Nascido em Itapecerica da Serra, em São Paulo, o zagueiro Natan já soma sete títulos pelo Flamengo juntando categorias de base e elenco profissional. Os de maior destaque foram a Copa do Brasil Bub-17, o Brasileiro Sub-20, a Supercopa do Brasil Sub-20 e o Campeonato Carioca de 2020.

Mansur:Pressão sobre Domènec no Flamengo retrata fragilidade da figura do treinador no Brasil

Durante a infância, Natan precisou trabalhar para ajudar a família financeiramente para cuidar do seu irmão, que é cadeirante. Apesar de nascido em São Paulo, ele se considera capixaba pois mudou com apenas um ano para o Espírito Santo. Ele foi contratado em 2017 pelo Flamengo após ser dispensado pela Ponte Preta.

Em 2019, Após conquistar o Brasileiro Sub-20 em Cariacica, Natan comemorou:

— Primeiramente eu tenho que agradecer a Deus por mais um título nacional. Foi maravilhoso o que aconteceu no campo. Ganhamos por 3 a 0 (do Palmeiras) e foi lindo. Cheguei a seis títulos com o Flamengo. E quero deixar claro que eu sou capixaba. Nasci em São Paulo, mas com um ano vim para o Espírito Santo, então sou muito capixaba — declarou.

Natan Foto: Flamengo

Guilherme Bala

Guilherme desde sempre é considerado uma promessa. Pelo Madureira, clube onde defendia até o outubro de 2019, chegou a ser convocado para a seleção brasileira sub-20. Curiosamente, mesmo tendo apenas 17 anos na época, estreou no profissional e exatamente contra o Flamengo, na derrota por 2 a 0 no Campeonato Carioca daquele ano.

Torcidas ‘Antifa’ e antirracismo: Manifestações políticas serão permitidas quando o público voltar aos estádios?

— Minha estreia foi no Maracanã, justamente contra o Flamengo. Quero repetir esse feito. Jogar no Maracanã lotado, dessa vez defendendo as cores do Flamengo. Vai ser mais um sonho realizado. Estou em um clube que todos os jogadores desejam estar. Meu principal objetivo é fazer história aqui e conquistar títulos importantes — conta.

Guilherme foi autor do gol do título do último Brasileiro Sub-20, onde o Rubro-Negro goleou o Palmeiras por 3 a 0 na decisão, e esteve presente no elenco profissional que disputou a fase de grupos da Taça Guanabara.

Um fato que Guilherme, que hoje tem 19 anos, não esconde é sobre ser fã de Zico. E não apenas por estar defendo o Flamengo. Segundo o atacante, o ‘Galinho de Quintino’ é uma inspiração desde sempre.

xfc02fb66-820e-4ab6-8ba8-778116692168.jpg.pagespeed.ic.NG9sgNYMs4 Conheça o trio de promessas do Flamengo convocado às pressas por Dome para Guayaquil
Guilherme Bala, atacante do Flamengo Foto: Divulgação/Flamengo

Rodrigo Muniz

O centroavante Rodrigo Muniz foi contratado pelo Flamengo em 2018 após ser destaque na Copinha com a camisa do Desportivo Brasil. Em pouco tempo, mostrou potencial: foi artilheiro da Copa do Brasil Sub-20, marcou golaços e mostrou muita irreverência. É considerado uma grande promessa do Rubro-Negro atualmente.

No sub-20, precisou exercer uma nova função: não mais um segundo atacante como atuou na Copinha, mas um homem de referência de fato. Muniz passou a atuar com a camisa 9 e precisou ganhar massa muscular.

No elenco profissional, Muniz marcou o gol da vitória do Flamengo por 3 a 2 contra o Volta Redonda, pela fase de grupos da Taça Guanabara. Ele é fã de Axé e tem Ibrahimovic como inspiração.

xRodrigo-Muniz-comemora-seu-gol-contra-o-Voltaco.jpg.pagespeed.ic.FmmfzFYXgl Conheça o trio de promessas do Flamengo convocado às pressas por Dome para Guayaquil
Rodrigo Muniz comemora seu gol contra o Voltaço Foto: Marcelo Cortes / Marcelo Cortes/Flamengo