Após a expulsão ocorrida contra o Estudiantes (ARG) no Maracanã, Gonzalo Plata teve sua punição revertida pela Conmebol. Nesta segunda-feira (22), a entidade confirmou que o jogador poderá participar da partida de volta, que será realizada na Argentina.
Em relação à expulsão do atleta do Flamengo, Gonzalo Jordy Plata Jiménez, que aconteceu durante o jogo de ida das quartas de final da CONMEBOL Libertadores 2025, a Confederação Sul-Americana de Futebol informou que, após uma análise detalhada das imagens da partida, a Comissão de Árbitros concluiu que o segundo cartão amarelo foi resultado de um erro evidente.
É importante ressaltar que, de acordo com as Regras de Jogo, o segundo cartão amarelo que culmina em expulsão não pode ser revisado pelo VAR, razão pela qual a decisão não foi alterada durante a partida.
Com a intenção de manter os princípios da justiça esportiva e da equidade, a CONMEBOL decidiu anular os efeitos da punição, permitindo que o jogador Plata esteja liberado para participar do próximo confronto.
Essa decisão evidencia o compromisso da entidade com o Fair Play, a integridade do jogo e o respeito à essência do futebol, garantindo que nenhum atleta seja prejudicado por uma sanção evidentemente incorreta.
Na última quinta-feira (18), o Flamengo estava vencendo o Estudiantes por 2 a 0 no Maracanã, no jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores. No entanto, no segundo tempo, o Mais Querido viu Gonzalo Plata ser expulso após receber outro cartão amarelo.
O atacante do Flamengo foi derrubado dentro da área pelo zagueiro do Estudiantes. Contudo, o árbitro interpretou que Gonzalo Plata havia cometido falta ao atingir o adversário, aplicando o segundo cartão amarelo ao atleta. Assim, o Mengão ficou com um jogador a menos em campo.
Cumpre mencionar que o Flamengo também sofreu mais prejuízos na partida devido à expulsão de Gonzalo Plata, pois, com um jogador a mais, o Estudiantes conseguiu reduzir a diferença no placar e permanece na disputa nas quartas de final.
Dessa forma, com a reversão da expulsão, Gonzalo Plata está disponível para o técnico Filipe Luís. O Flamengo enfrentará o Estudiantes na quinta-feira (25), às 21h30 (horário de Brasília), no segundo duelo das quartas de final da Copa Libertadores.
Publicado em colunadofla.com