Por: Isabelle Costa e João Pedro Granette
O resultado dos exames realizados pela delegação do Flamengo para o novo coronavírus ficará pronto após 48 horas da realização, ou seja, a partir deste domingo (15). Após o dirigente Mauricio Gomes de Mattos ter atestado positivo para COVID-19, jogadores, comissão técnica e funcionários foram submetidos à testes na tarde dessa sexta-feira (13), antes dos treinamentos, no Ninho do Urubu. O vice de Embaixadas e Consulados do clube Rubro-Negro esteve com a delegação durante a última viagem, na Colômbia. A contraprova do exame do dirigente deu positiva para a doença.
Posterior a realização dos testes, a recomendação para todos que fizeram os exames é de repouso e evitar locais públicos com grandes aglomerações. No entanto, o Flamengo entra em campo contra a Portuguesa neste sábado (14), às 18h, horário de Brasília, pela terceira rodada da Taça Rio. Apesar da determinação da FERJ em realizar o jogo com portões fechados, o risco de contaminação ainda é provável.
Em meio a pandemia do coronavírus, que foi declarada pela Organização Mundial da Saúde na última quarta-feira (11), o Flamengo se posicionou oficialmente explicando as medidas que serão tomadas pelo clube. Segundo apurado pela reportagem do Coluna do Fla, o Departamento Médico Rubro-Negro está produzindo uma cartilha com informações para prevenção da doença. Apesar das medidas tomadas pelo governo, os treinos no Ninho do Urubu seguiram normalmente na tarde de sexta-feira (13).
Posicionamento do futebol profissional do Flamengo
“O departamento médico do Flamengo está elaborando uma cartilha sobre o risco do novo coronavírus e os cuidados que os atletas e funcionários devem fazer para se proteger da pandemia que vem assustando todo o mundo.
As atividades no Centro de Treinamento George Helal seguem com a rotina normal, e ainda não houve nenhuma mudança por conta do novo coronavírus. No entanto, a cartilha que está sendo preparada pode trazer algumas mudanças na rotina dos atletas.”