Depois de conceder férias de 20 dias aos jogadores do elenco profissional em meio à pandemia do coronavírus, o Flamengo paralisou totalmente as atividades do futebol com a promessa de que vai honrar o pagamento integral dos salários de abril dos jogadores e membros da comissão técnica. Não haverá negociações por redução agora.

Mesmo com temor sobre quanto tempo durará a crise, o clube mantém o fluxo de caixa sob controle com o recebimento de valores referentes às vendas recentes de atletas, além de patrocinadores. A queda de receita com bilheteria pela falta de jogos não é significativa para deixar de honrar a folha salarial, neste momento.

A expectativa é que com o retorno dos atletas ao fim de abril o calendário seja reiniciado em maio, se não os jogos pelo menos os treinamentos. Desta forma, os vencimentos na sequência não estariam comprometidos. Caso o cenário se torne mais grave no Brasil e a quarentena siga pelo mês de maio, a situação financeira ganha contornos indefinidos.

Para que tudo se mantenha minimamente como planejado, a direção espera que o calendário seja cumprido, e se mantenham os recebimentos das premiações por conquistas e avanço nas fases de classificação. Com isso, além dos salários, o Flamengo também pode honrar o combinado em termos de bonificações no futebol.

Todo o processo de avaliação de elenco depende disso. Renovações de contrato e aquisições de atletas que estão emprestados ou que podem ser contratados estão paralisadas. A intenção é aguardar o técnico Jorge Jesus voltar de Portugal no fim de abril com o cenário da doença sob controle no Brasil para que tudo retorne à normalidade e o planejamento seja reiniciado.