O novo coronavírus tomou conta do mundo, e alguns países têm sofrido bastante com a doença. Porém, Portugal vive uma situação considerada mais amena, se comparada com Itália e Espanha. Em solo português, 17.448 casos foram confirmados, sendo 567 óbitos. O governo lusitano ainda mantém o isolamento social. No entanto, o Nacional da Ilha da Madeira, clube que disputa a segunda divisão do país, retornou às atividades nesta segunda-feira (13).
As competições ainda não têm prazo para retornar na Europa e em boa parte do mundo, porém, o Nacional optou por voltar com os treinamentos. O clube tomou medidas com o intuito de evitar que os atletas ficassem próximos ou tivessem contato direto com os profissionais da comissão técnica. Os jogadores foram divididos em dois grupos, que irão trabalhar em dias separados – uma parte às segundas, quartas e sextas, e a outra às terças e quintas.
Todo o material que foi usado durante o treinamento foi desinfectado após cada utilização. Além disso, os envolvidos tiveram a temperatura corporal medida antes do retorno para suas casas, além de serem monitorados quanto a possíveis sintomas do novo coronavírus. Os treinadores que orientavam as atividades utilizavam máscaras, como tem sido orientado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a população em geral, caso seja necessário sair das residências.