#COVID19: estudo aponta que coronavírus evolui de forma gradual no Brasil, por conta das medidas de contenção adotadas

Um estudo divulgado na última quarta-feira (01) pelo jornal O Estado de S.Paulo, concluiu que, se comparado a outros países (Itália, China, Espanha e Estados Unidos), o novo coronavírus está evoluindo de forma mais controlada e gradual no Brasil. O resultado veio através de uma nota técnica de um grupo de especialistas da PUC-RJ e da Fiocruz.

O documento é do Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (NOIS), que monitora e faz projeções sobre o desenvolvimento dos casos de Covid-19 no Brasil em relação ao resto do mundo. A nota, assinada por 14 especialistas da área, ressalta que a evolução mais lenta no número de casos está relacionada ao fato do país ter se preparado com as medidas de contenção assim que a epidemia chegou ao país.

No documento ficou claro também que o Brasil tem duas dificuldades na identificação dos casos confirmados da infecção. sendo elas: a falta de testes suficientes e a demora nas entregas de resultados. O primeiro desafio influencia na possibilidade de confirmar mais casos suspeitos, pois a falta de testes acaba forçando que o sistema de saúde comprove casos mais graves. O segundo, acaba sendo uma consequência do citado anteriormente. Os laboratórios ficam exacerbados e com dificuldade de entregar os resultados dos exames.

No Brasil, são mais de 20 mil testes do novo coronavírus à espera do resultado. De acordo com o G1, esse número equivale a 3,4 vezes o total de casos confirmados. A última atualização das Secretarias de Saúde aponta que o país tem 6,9 mil pessoas diagnosticadas com o Covid-19 e mais de 240 mortes. Em todo o mundo, já são quase um milhão de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e mais de 47.522 mortes. Entre os curados, o número é de 195.929.

A principal medida de contenção do Covid-19 é o confinamento. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), se manter isolado, em casa, é a forma mais eficaz de evitar que a infecção se propague ainda mais. A higiene das mãos também é fundamental. Lavá-las com água e sabão, e fazer uso de álcool gel pode ajudar a frear significativamente no contágio do vírus.

Fonte: https://colunadofla.com/2020/04/covid19-estudo-aponta-que-coronavirus-evolui-de-forma-gradual-no-brasil-por-conta-das-medidas-de-contencao-adotadas/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=covid19-estudo-aponta-que-coronavirus-evolui-de-forma-gradual-no-brasil-por-conta-das-medidas-de-contencao-adotadas

Share this content: