• BICAMPEÃO DA LIBERTADORES
  • HEPTACAMPEÃO BRASILEIRO

#COVID19: OMS organiza reunião com representantes de 50 países, mas Ministro da Saúde do Brasil não comparece

Nesta sexta-feira (27), a Organização Mundial da Saúde reuniu representantes de 50 países para debater estratégias de controle à pandemia do novo coronavírus. No entanto, Luiz Henrique Mandetta, Ministro da Saúde, não compareceu o encontro, que foi realizado virtualmente. A informação foi divulgada pelo UOL.

Ainda de acordo com o veículo, Mandetta afirmou estar na presença de Jair Bolsonaro, motivo pelo qual não compareceu ao encontro. Segundo o portal, a pasta informou que um representante participou da reunião, mas não citou nomes. O Uol informou ainda, que a ausência do maior país da América do Sul chamou atenção, e que a OMS está atenta ao ‘posicionamento’ do Brasil em relação à doença, após o pronunciamento do Presidente da República, Jair Bolsonaro, minimizando os efeitos do vírus.

Conforme informações do portal, o encontro durou cerca de duas horas e reuniu informações de diversos governos a respeito da doença. Os representantes compartilharam as experiências e discutiram maneiras de conter os efeitos da pandemia. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da entidade, expôs seis medidas que deverias ser adotadas por diversos países, como principalmente: a testagem de todos que apresentarem os sintomas, necessidade de rápida identificação, eficiência no atendimento e isolamento de pacientes confirmados.

O Brasil já tem 3714 casos confirmados do novo coronavírus, com 92 vítimas fatais, o que representa 19% de aumento no número de infectados em relação ao dia anterior. Nesta sexta-feira (27), o Governo Federal publicou uma portaria que restringe a entrada de estrangeiros vindo de voos internacionais no país, e o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, anunciou que o decreto de isolamento social será prorrogado por mais 15 dias. Ambas as medidas vão começar a valer na próxima segunda-feira (30).

 

Publicado em colunadofla.com.