Cuéllar pede para não viajar, e Flamengo afasta jogador por tempo indeterminado

Cuéllar pede para não viajar, e Flamengo afasta jogador por tempo indeterminado

Cuéllar ainda não foi negociado, mas está fora do jogo contra o Ceará, neste domingo pelo Campeonato Brasileiro, e muito provavelmente do jogo de volta das quartas de final da Libertadores na próxima quarta-feira, contra o Inter no Beira-Rio. Nesta sexta-feira, o volante colombiano alegou problemas pessoais, pediu para não viajar e foi afastado pela diretoria "por tempo indeterminado".

A insatisfação de Cuéllar passa pela postura da diretoria rubro-negra diante das duas propostas do exterior que recebeu neste mês: uma do Al Hilal, da Arábia Saudita, e outra do Bologna, da Itália. Ambas as ofertas giram em torno de € 7,5 milhões (cerca de R$ 35 milhões), cerca de 10% do valor da multa rescisória do volante, para quatro anos de contrato.

Há uma semana, Flamengo e Cuéllar aceitaram a oferta saudita e iniciaram as conversas com o Deportivo Cali, detentor de 30% dos direitos econômicos do jogador, para concluir o negócio. O clube colombiano aceitou reduzir quase pela metade o montante que tem direito em favor do desfecho da transação, e a esta altura era questão de tempo o adeus.

Cuéllar, de 26 anos, está desde 2016 no Flamengo, onde disputou 170 jogos, marcou dois gols e foi bicampeão carioca em 2017 e 2019.

Cuéllar te 170 jogos em três anos de Flamengo — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

As partes se prepararam para troca de papéis quando Cuéllar soube do interesse italiano. Em contato com o Flamengo, pediu que aguardasse a oficialização da proposta do Bologna, que era um pouco menor, depende de gatilhos que acionam bônus por performance, mas o fator Europa é um equilibrador na balança. O volante deixou claro para a diretoria que gostou das duas propostas.

Diante do cenário, o Rubro-Negro colocou o pé no freio e não tinha pressa para definir a situação. Internamente, havia uma percepção de que o clube precipitou-se ao dar o "ok" ao Al Hilal e a tentativa de desfazer este cenário era testar a paciência de sauditas e italianos. A janela de transferências na Arábia Saudita se encerra no dia 31 de agosto, na Itália dois dias depois.

O Flamengo sabe que não é mais uma situação apenas de firmar o pé e dizer que não vai vender, pois já há uma sinalização positiva de negociação ao jogador. Porém, a diretoria se irritou com a postura de Cuéllar em pedir para não viajar e se manifestou publicamente para dizer que discorda do posicionamento do volante colombiano e anunciar o seu afastamento.

Confira a nota oficial do clube:

"O Clube de Regatas do Flamengo informa que o atleta Gustavo Cuéllar alegou problemas pessoais e manifestou o desejo de não viajar para os próximos jogos.

A vice-presidência de futebol discorda do posicionamento do atleta, entende que não pode atendê-lo no momento e informa que o afastou por tempo indeterminado das atividades do departamento de futebol.

A vice-presidência de futebol considera que a decisão mantém a concentração do Flamengo nos próximos jogos da temporada".

— Foto: Divulgação

Sinta a emoção de ser sócio-torcedor do Mengão e tenha muitas vantagens - clique aqui!

Clique aqui e faça parte do nosso canal do Telegram e receba todas as notícias em tempo real.