Da realização do sonho ao ato final: a cronologia de Gerson no Flamengo

Após 704 dias desde sua apresentação e com oito títulos conquistados, volante se despede nesta quarta. Marcado na história do Flamengo, ele agora vai defender o Olympique de Marselha

Chegou a hora de dizer adeus. Após 704 dias desde sua apresentação, Gerson faz nesta quarta-feira, contra o Fortaleza, seu último jogo pelo Flamengo. São 108 partidas, oito títulos e um lugar de destaque na história do clube. Agora, seu futuro é no Olympique de Marselha, da França. Mas relação com o Flamengo continua. Ele volta a ser só mais um torcedor.

Confira a linha do tempo da trajetória de Gerson no Flamengo:

No dia 12 de julho de 2019, o Flamengo anunciou a compra de Gerson, então com 22 anos. O Roma divulgou o valor de € 11,8 milhões (cerca de R$ 49,7 milhões). O clube brincou ao postar uma "conversa" entre o volante e o técnico Jorge Jesus.

Em sua apresentação oficial, Gerson falou da realização do sonho de infância de vestir a camisa do clube do coração e disse ter evoluído na parte defensiva durante o período na Europa.

A desconfiança de parte da torcida começou a ser demolida a partir do dia 21 de julho, na estreia de Gerson. No 1 a 1 contra o Corinthians, em Itaquera, ele atuou como meia pelo lado esquerdo. Com o passar do tempo, passou a se firmar como volante.

O primeiro gol não demorou a sair. No dia 28 de julho de 2019, em seu terceiro jogo, ele marcou na vitória por 3 a 2 sobre o Botafogo, no Maracanã.

PQDqyAAAAABJRU5ErkJggg== Da realização do sonho ao ato final: a cronologia de Gerson no Flamengo

Gerson se tornou um dos pilares do time e foi protagonista nas conquistas da Libertadores e Brasileiro de 2019. Sua comemoração do "Vapo" caiu nas graças da torcida. A festa grandiosa no retorno do time do Peru coroou o versátil volante, que desfilou pela Presidente Vargas com uma máscara do Coringa.

O bom desempenho na conquista do título, que foi confirmado enquanto o time estava dentro do ônibus após a festa da Libertadores, rendeu a Gerson um lugar na seleção do campeonato, junto com outros oito jogadores rubro-negros.

Depois de ajudar na conquista do título da Supercopa de 2020, contra o Athletico, Gerson foi decisivo na segunda conquista da temporada, a Recopa Sul-Americana. No segundo jogo da final, o Flamengo venceu o Independiente del Valle por 3 a 0, e o camisa 8 marcou duas vezes. Foi o primeiro título internacional do clube no Maracanã.

Com o Flamengo desfalcado devido a um surto de Covid, Gerson é um dos melhores em campo no empate em 1 a 1 com o Palmeiras. Em um time repleto de garotos, o volante chamou a responsabilidade junto com Arrascaeta, Pedro e Thiago Maia. A partir dali, passou a se mostrar como uma referência para os mais jovens.

9k= Da realização do sonho ao ato final: a cronologia de Gerson no Flamengo

Um dos destaques do Flamengo no Campeonato Brasileiro, Gerson acusou de injúria racial o meia Ramirez, do Bahia, na vitória do Flamengo por 3 a 2, no Maracanã, em 20 de dezembro. O volante alegou que o adversário se dirigiu a ele com a frase “Cala a boca, negro”. Dois meses mais tarde, o STJD arquivou o inquérito por falta de provas.

Bicampeão com o Flamengo, Gerson é eleito novamente para a seleção do Campeonato Brasileiro em 26 de fevereiro. O volante foi visto como um dos nomes mais importantes e regulares na campanha do título rubro-negro.

Em 5 de abril, Gerson marcou aquele que é, até agora, seu último gol pelo Flamengo. Foi na vitória por 5 a 1 sobre o Madureira, pelo Campeonato Carioca.

Na goleada por 4 a 1 sobre a Unión La Calera, do Chile, pela Libertadores, em 27 de abril, Gerson completou 100 jogos com a camisa do Flamengo. Na partida seguinte, ele foi homenageado pela diretoria.

Em uma negociação que durou quase um mês entre a primeira proposta e o acerto final, Flamengo e Olympique de Marselha anunciaram em 9 de junho um acordo para a venda do volante. O clube vai receber 25 milhões de euros, com bônus que podem aumentar o valor para 30 milhões de euros, e ainda terá direito a 20% do valor de uma futura transferência.

Eleito o melhor em campo na vitória sobre o América-MG, Gerson fala pela primeira vez sobre sua saída. Emocionado, ele ressaltou que ainda não queria pensar na despedida: “Para falar a verdade estou pensando em deixar isso depois. Ainda tenho mais três jogos pelo Flamengo. É continuar trabalhando firme, focado, ainda tenho um dever a cumprir e tento ficar o mais possível focado”.

Z Da realização do sonho ao ato final: a cronologia de Gerson no Flamengo

Em 17 de junho, Gerson é convocado por André Jardine para a seleção olímpica do Brasil. O volante já havia conseguido a liberação do Olympique e estará na Olimpíada de Tóquio para buscar a segunda medalha de ouro do futebol masculino nos Jogos.

E hoje 23 de junho, chega ao fim para Gerson essa passagem vitoriosa, que ele garante não ser um adeus definitivo, o nosso Coringa promete um dia voltar e dar novas alegrias a Nação.

Boa sorte Gerson, seja feliz e conquiste seus objetivos pessoais e profissionais, tanto no seu novo clube com na seleção.

Fonte: Flamengo RJ

Share this content: